Kitty Lima comemora sanção da Lei Abril Laranja

Por Ascom Parlamentar

A lei Abril Laranja, de autoria então vereadora Kitty Lima (Rede), que visa o combate à crueldade contra animais foi sancionada na manhã desta quarta-feira, 08, pelo prefeito Edvaldo Nogueira. De acordo com a nova legislação, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deverá promover durante o mês de abril ações de conscientização junto à população sobre maus-tratos contra animais.

Para Kitty Lima, hoje deputada estadual, a sanção da lei representa uma vitória para a causa animal e é de extrema importância para a construção de uma sociedade mais humana.

“Esse é um momento histórico e representa a luta de muitos protetores e ativistas da causa animal que combatem diariamente a violência, crueldade e os maus-tratos contra os animais. Além das punições que hoje já existem para quem comete esse tipo de violência, a partir de agora temos um mês que será voltado totalmente para a conscientização e combate aos maus-tratos contra animais, e posso dizer que não poderia estar mais contente com essa nova conquista”, disse a deputada.

O ‘Abril Laranja’ é um movimento criado pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) que dedica ao mês de abril ações para sensibilizar, conscientizar e prevenir a crueldade contra animais.

A parlamentar esclareceu ainda que além das agressões físicas, os animais também são vítimas de outros tipos de violência que muitas pessoas não têm conhecimento da gravidade.

“A principal crueldade, pelo menos o que eu sinto em meu coração, é o abandono porque ele representa uma covardia promovida por aqueles que os animais mais amam. Essa é a pior crueldade que existe. O abandono é uma das vertentes quando se fala em crueldade contra esses seres, e por mais que algumas pessoas não entendam e achem isso uma besteira, faço questão de lembrá-los que o abandono de animais é crime e também afeta diretamente a saúde da população, uma vez que o aumento do número de animais nas ruas propicia a proliferação de zoonoses”, pontuou.

Ao comemorar a conquista, Kitty enalteceu o trabalho de grupos e protetores independentes que atuam por toda a cidade prestando apoio aos animais em situação de rua.

“Eles não têm obrigação nenhuma de realizar esse trabalho, mas fazem por amor à causa, aos animais e também pela ineficácia do município e do estado quanto as políticas públicas voltadas à causa animal. É exatamente aí que essa lei se faz importante, porque existe a necessidade do poder público em promover essa conscientização na população e ao mesmo tempo prevenir que o problema do abandono ganhe proporções ainda maiores a ponto de afetar diversos setores da sociedade”, finalizou Kitty.