Por Assessoria
A deputada estadual e líder da oposição na Alese, Kitty Lima (Cidadania) retornou à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SE) para dialogar com o delegado-geral Thiago Leandro sobre os trabalhos na Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal. A DEPAMA, recém-inaugurada, tem recebido um grande volume de registros de crimes contra animais nos primeiros meses de atuação, o que gerou a preocupação da deputada quanto à necessidade de aumento no efetivo policial.
Para Kitty, esse volume elevado comprova os alertas que ela e os demais ativistas da causa animal no Estado de Sergipe sempre emitiram. “Há anos estamos cobrando as autoridades sobre essa demanda elevada de crimes contra animais. Infelizmente, passou-se muito tempo até que a SSP implementasse esta delegacia. Temos acompanhado um grande esforço das forças policiais, mesmo com o baixo efetivo com que vêm atuando”, salientou.
Conforme a deputada, é necessário que se dê prioridade à Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção Animal, principalmente com o aumento imediato de efetivo policial. “Temos buscado trazer capacitações aos policiais para que atuem com propriedade na defesa dos animais vítimas de crimes e temos cobrado por esse aumento de efetivo. A SSP precisa se atentar a essa necessidade antes que as coisas saiam do controle”, disse.
Novas delegacias
Na pauta da reunião também estava a implantação de novas unidades do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis. A informação foi comemorada pela deputada, que colocou o seu mandato a disposição do delegado-geral para o que for necessário na melhoria do funcionamento de tais unidades.
As novas delegacias ficarão localizadas nos municípios de Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, de acordo com o delegado. “É de extrema importância que investimentos desse tipo se tornem metas da SSP para o controle da violência contra a mulher, bem como da proteção dos grupos vulneráveis. Estarei a disposição para fortalecer essa rede”, concluiu Kitty