Kitty Lima cobra convocação imediata de aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil

Por Assessoria Parlamentar

A possibilidade de aprovação do Projeto de Lei 149 pelos deputados federais, em Brasília, que fixa os gastos dos governos estaduais pelos próximos 18 meses, tem deixado a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) apreensiva. Um dos motivos apontados pela parlamentar é que, caso seja aprovado ainda nesta semana como está previsto na Câmara dos Deputados, os candidatos aprovados no último concurso para delegado da Polícia Civil não poderão ser convocados pelo próximo um ano e meio, o que prejudicará o fortalecimento da segurança pública de Sergipe diante do crescente número de crimes que assolam todo o estado.

A preocupação da deputada surgiu após ela ter sido procurada por representantes do grupo de candidatos aprovados no concurso que revelaram estar temerosos com a possibilidade de não serem convocados caso o PL seja aprovado, sob a justificativa de impossibilidade do Governo do Estado em gerar novas despesas pelos próximos 18 meses.

Diante a situação, os candidatos buscaram o apoio de Kitty Lima para intermediar junto ao governador Belivaldo Chagas a convocação imediata dos aprovados.

“Caso seja sancionado, esse PL vai impactar diretamente na criação das vagas para o cargo de delegado que já estavam praticamente garantidas, cerca de 40. Os candidatos já concluíram o curso de formação em março e já estão aptos para assumirem a função o mais rápido possível porque caso esse projeto seja aprovado, o Governo do Estado ficará de mãos atadas e impossibilitado de fazer as convocações”, explicou Kitty, que justificou o porquê da necessidade imediata das nomeações.

“Estamos vendo a alta do número de casos de violência em nosso estado e por isso precisamos que esses homens e mulheres assumam seus cargos para fortalecer o combate à violência e à criminalidade”, pontua.

A deputada disse ainda que irá fortalecer o pedido de convocação e de nomeação dos aprovados ao governador juntamente com a delegada-geral da Segurança Pública, Katarina Feitosa, a fim de antecipa-las o mais rápido possível.

“Vamos pressionar o governador para que as convocações ocorram ainda nesta semana. Caso isso não aconteça e o PL 149 seja sancionado, os futuros delegados só poderão tomar posse dos cargos em 2022, mas a população precisa desse fortalecimento na segurança pública agora. Não podemos protelar essa situação e correr o risco de ficarmos desamparados neste momento tão delicado ao qual estamos passando, quando ainda assim criminosos se aproveitam da fragilidade alheia para cometer todo tipo de crime. Irei tensionar esse pedido, junto com a delegada-geral, para que Belivaldo Chagas convoque imediatamente os aprovados no concurso”, afirma Kitty.