Kitty Lima beneficiará 11 municípios da Barra do Cotinguiba e do Vale do Japaratuba com castramóvel

Por Ascom Parlamentar

A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) esteve reunida, na manhã desta quinta-feira, 10, com o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, para tratar sobre a implementação e atuação de um castramóvel na região que compreende a Barra do Cotinguiba e o Vale do Japaratuba. A partir da promessa de aquisição de 12 veículos feita por membros da bancada sergipana no Congresso após solicitação da própria parlamentar, os castramóveis serão distribuídos por regiões em Sergipe a fim de atender a demanda dos 75 municípios do estado.

O diálogo com o prefeito Marcos Santana ocorre por conta de sua participação na Associação de Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba. O objetivo é que a associação seja beneficiada com a indicação de um castramóvel, o que possibilitará que ela atenda, neste momento, a demanda de 11 municípios que integram a região.

“A gente teve recentemente um momento histórico onde a população participou da escolha de projetos que serão beneficiados por meios de emendas parlamentares do senador Alessandro Vieira [Cidadania], um deles tratava sobre a aquisição de quatro castramóveis para Sergipe. A opção que tive para esses quatro primeiros veículos que estão para chegar, dentro da promessa de 12, foi garantir que o máximo de municípios pudesse estar com o benefício da castração. Nesse sentido, estamos buscando o prefeito Marcos Santana porque ele faz parte de uma associação que reúne 11 municípios, e dessa forma poderemos garantir que apenas um castramóvel atue coletivamente em todas essas localidades. Castração é lei e a gente precisa que todos os municípios estejam cumprindo isso”, explicou Kitty.

Agora, com a promessa feita por deputados federais e senadores por Sergipe, um dos maiores projetos de Kitty Lima está prestes a sair do papel e se tornar realidade em todo o estado, a implementação da castração como política pública de saúde.

“Já estive em conversa com outros prefeitos que, por região, atenderão municípios vizinhos para que possamos levar política pública de castração para todo o estado. Nosso intuito é fazer com que esses castramóveis façam a diferença na vida da população e dos animais em Sergipe. Não estamos fazendo isso apenas pela causa animal, isso é questão de saúde pública”, frisou.

São Cristóvão

Durante a conversa com o prefeito, Kitty foi comunicada que a partir das comemorações de réveillon deste ano o município adotará o uso de fogos de artifício de baixo ruído.

“Essa decisão mostra a sensibilidade e o respeito do prefeito com os animais que sofrem muito com o barulho dos fogos de artifício convencionais. Os cães, por exemplo, possuem superaudição, e os ruídos que são provocados por esses fogos podem causar danos irreparáveis à saúde deles e até levá-los à morte, isso sem contar com o elevado número de casos de animais que fogem de suas casas assustados com o barulho, o que acaba contribuindo com o aumento de população de animais de rua. Além dos animais, idosos e crianças também são vítimas do barulho dos fogos. São Cristóvão está de parabéns por essa iniciativa, e que ela sirva de exemplo para os demais municípios”, parabenizou a parlamentar.

A causa animal na cidade histórica de São Cristóvão sempre teve a atenção especial da deputada Kitty Lima. A grande demanda do município por políticas públicas de controle populacional de animais e de zoonoses, uma vez que a cidade possui elevado índice de animais em situação de rua, já foi alvo de ações da parlamentar, como a Campanha de Bem-Estar Animal, realizada em março do ano passado.