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Kitty Lima apresenta demanda dos sergipanos ao diretor-presidente da Deso

Por Assessoria da Parlamentar

A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) participou nesta quarta-feira, 27, da sessão remota da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) que contou com a participação do diretor-presidente da Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso), Carlos Melo, que apresentou aos parlamentares as ações que a empresa tem desenvolvido em todo o estado. Na oportunidade, Kitty fez alguns questionamentos a Melo quanto aos serviços que são prestados pela empresa à população e citou problemas observados pelos os usuários da capital e do interior.

Um dos questionamentos de Kitty foi sobre o desperdício de água que ocorre em todo o estado e que rotineiramente é noticiado pela imprensa local. Em especial, a parlamentar citou a situação no povoado Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, onde o índice de desperdício de água, disponibilizada pela Deso, é grande.

“Esses vazamentos ocorrem por conta da tubulação que é muito antiga ou adutoras que se rompem, por exemplo. Estamos sempre recebendo esse tipo de reclamação, mas percebemos que na Caueira as queixas têm sido recorrentes e queremos saber o que a empresa tem feito para sanar esse problema. Aliás, muito mais importante que isso, precisamos saber se a Deso possui um plano de manutenção e vistoria preventiva para evitar o desperdício de água tratada”, disse Kitty.

Enquanto na Caueira a população tem identificado o desperdício, em Santo Amaro das Brota é a ausência de águas nas torneiras que tem sido a principal reclamação dos moradores. De acordo com relatos que chegaram ao gabinete da deputada, a falta de água já virou rotina na cidade, o que tem deixado muitos moradores na bronca com a Deso. Kitty questionou Carlos Melo sobre uma obra prevista no município para regularização do abastecimento.

“Os moradores reclamam muito da falta de água que acontece com frequência em Santo Amaro [das Brotas], e quando há água ela é de má qualidade. Esse problema, segundo eles, ocorre há cerca de 10 anos, e havia um projeto para construção de um reservatório e instalação de tubulações para abastecer adequadamente a cidade, que sairia de um povoado próximo a Jatobá, porém não sabemos como está o cronograma dessa obra e nem se ela atenderá a outros municípios vizinhos que também compartilham do mesmo problema. A população nos cobra e precisamos dar esse retorno a ela”, afirmou Kitty.

“Carlos confirmou que a Deso possui uma obra já licitada para Santo Amaro, que contemplará ainda o povoado de Jatobá [na Barra dos Coqueiros], que é a construção de um poço com capacidade maior para abastecer de forma adequada os moradores da região. Será um poço bem mais profundo, entre 300 metros e 400 metros, que será perfurado no aquífero Marituba, no Jatobá. Estão apenas aguardando o término da crise provocada pela pandemia do coronavírus para iniciarem as obras”, completou.

Enquanto alguns usuários reclamam do desperdício e da falta de água, outros têm sido surpreendidos com o valor da conta que recebem em casa. De acordo com a deputada, outra queixa demandada em seu gabinete foi a de crescimento elevado da conta de água no mês de abril, pauta que também foi apresentada ao diretor-presidente da Deso.

“Algumas famílias em todo o estado alegam que o valor cobrado em abril não condiz com o histórico de consumo de suas residências, valores totalmente fora da realidade do consumo regular. Esse é um problema, inclusive, que teve grande repercussão na imprensa onde muitas famílias relataram essa disparidade. Em meu gabinete recebemos algumas dessas reclamações e fiz questão de apresentá-las a Carlos Melo para que ele pudesse se posicionar a respeito e tranquilizar aqueles que tomaram um verdadeiro susto com os valores”, explica.

Outra preocupação de Kitty é a situação das famílias que perderam sua fonte de renda por conta da crise provocada pela pandemia da Covid-19 e que, consequentemente, não têm condições de pagar as contas de água durante esse período.

“Temos hoje muitas famílias que perderam sua renda e que não estão inscritas na Tarifa Social. Nós solicitamos à Deso, por meio de indicação aprovada hoje na Alese, a inclusão dessas famílias no programa de forma 100% online, a fim de evitar o deslocamento e aglomeração de pessoas para requisitar o benefício e prevenir novos contágios pela Covid-19. Aproveitei a oportunidade para saber de Carlos Melo da possibilidade da Deso poder atender a essa solicitação já que muitas famílias estão passando necessidade devido a falta de renda”, questionou Kitty.

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