Por Wênia Bandeira
A deputada Kitty Lima (Cidadania) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta terça-feira, 08, para pedir ações concretas do Governo do Estado no combate à covid-19. Ela falou que o mês passado foi o período com mais mortes no em Sergipe.
A parlamentar nomeou o mês de Maio Letal, já que a pandemia do novo coronavírus vitimou de forma fatal 817 pessoas no estado. Em abril, foram 773 mortes, totalizando 1600 vidas perdidas nos dois meses.
“Durante os dois meses mais mortais da pandemia no estado, sem aumento real no número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o número leitos variou entre 220 e 233, enquanto isso a fila de espera era formada e pessoas morriam por não ter atendimento adequado, ou seja, o número de leitos não acompanhava o número de pessoas que precisavam”, declarou.
Kitty Lima falou que no último dia 05 de junho, haviam 224 leitos de UTI e 74 pessoas aguardando vagas. Ela falou que a decisão de aumentar o número de leitos é política e se reduziu ao período eleitoral.
“É difícil se colocar no lugar dessas famílias porque eu não tenho ninguém na família esperando esses leitos e não sei se os senhores têm, mas imagine o desespero dessas famílias. O Governo parece não achar absurdo”, reclamou.
As declarações aconteceram durante a sessão mista da Alese.
Foto: Jadilson Simões