Por Assessoria da Parlamentar
A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) visitou no último fim de semana a Povoado Serra da Guia, em Poço Redondo, representando o senador Alessandro Vieira (Cidadania), à convite de lideranças locais para ouvir as demandas dos moradores da região e conhecer o local onde será aplicada a emenda parlamentar destinada pelo senador para a perfuração de um poço artesiano.
O poço atenderá cerca de 200 famílias da comunidade quilombola que residem na localidade para as demandas do dia a dia, além de auxiliar produtores rurais que dependem da extração dessa água para irrigação de suas plantações e que têm nessa atividade o sustento de suas famílias. Consciente dessa necessidade, a deputada Kitty Lima esteve pessoalmente no povoado para conhecer de perto a realidade enfrentada hoje pela comunidade.
“São diversas famílias que serão beneficiadas com a perfuração desse novo poço que facilitará muito o dia a dia de todos na Serra da Guia. Além da necessidade da água para as atividades cotidianas, há ainda os produtores rurais da região que precisam da água para irrigar sua lavoura, a fonte de sustento de suas famílias. O senador Alessandro Vieira mostrou sua sensibilidade em perceber a necessidade dessas pessoas e destinar os recursos necessários para essa iniciativa, e hoje eu estou aqui representando ele com grande orgulho trazendo essa boa notícia a todos do Povoado Serra da Guia”, disse Kitty.
Após anunciar a boa notícia aos moradores, Kitty se reuniu com lideranças locais para conhecer mais a fundo a realidade do povoado a fim de auxiliar nos encaminhamentos necessários para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.
Durante a visita as lideranças denunciaram as dificuldades enfrentadas pelos moradores do povoado para o consumo de água. Segundo eles, existe apenas um poço em funcionamento que conta com um sistema completo de dessalinização da água, uma vez que a água da região é salobra, o que garante apenas parte da demanda de água para os moradores da região.
“Estivemos no povoado para anunciar a perfuração do novo poço e eu acreditava que o problema era justamente a falta deles na região, mas na verdade nos deparamos com vários poços artesianos desativados por falta de manutenção da Cohidro [Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe]. Por conta disso a assessoria de Alessandro e nós buscaremos o órgão responsável para cobrar que seja feita a manutenção dos poços já existentes a fim se melhorar a oferta de água ao povoado”, pontuou Kitty.