Kitty diz que ajuda da União garantiu pagamento dos servidores

Por Habacuque Villacorte

A líder da bancada de oposição, deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), participou da sessão remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (10), para falar do anúncio do pagamento da folha do funcionalismo público do Estado, dentro do mês, já a partir de fevereiro. Com dados do Tesouro Nacional, a parlamentar pontua que o equilíbrio das finanças pelo governador Belivaldo Chagas ocorreu graças aos repasses de recursos pela União, durante a pandemia do novo coronavírus.

Quero aqui fazer uma comprovação daquilo que eu havia dito, semana passada: com dados do Tesouro Nacional em mãos, quero afirmar aqui que o saldo dos Estados e Municípios em 2019 foi de R$ 42,7 bilhões; no final de 2020 foi de R$ 82,8 bilhões, ou seja, um crescimento de 94%! Esse aumento no caixa ocorreu graças a três eventos extraordinários: as transferências da União, o pagamento do auxílio emergencial pelo governo federal e a suspensão da cobrança das dívidas dos Estados, ou seja, Belivaldo não fez nada de novo”, detalhou a líder da oposição.

Kitty Lima ressaltou que são sete anos com o Estado sendo gerido pelo mesmo agrupamento político e que o pagamento da folha dentro do mês não pode ser um mérito do governo. “O governador quer lucrar com os louros, mas não foi ele o responsável. Isso não ocorreu por conta da boa gestão dele. Quando essa ajuda do governo federal acaba, vai voltar o caos financeiro. Não temos geração de emprego, o que tivemos foi a ajuda da União durante a pandemia. Me provem o contrário.”.

A líder da oposição pontuou ainda que o Estado só coloca à frente as questões políticas e eleitorais. “O senador Alessandro Vieira vem travando uma batalha pelo retorno do auxílio emergencial e por uma renda cidadã; nós, parlamentares do Cidadania, entendemos que a população não pode apenas ficar refém desse auxílio. O povo quer emprego! Temos propostas para o desenvolvimento do Estado, para que o povo dependa cada vez menos desses auxílios. Vamos montar uma Frente neste sentido e, eu reforço, a ajuda federal já cessou e o caos fiscal vai voltar”.

Foto: Joel Luiz