O deputado Jeferson Andrade (PSD), presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), manifestou sua solidariedade à deputada federal Katarina Feitoza (PSD) após o episódio ocorrido no plenário da Câmara dos Deputados. Jeferson destacou que atitudes de desrespeito e constrangimento no ambiente legislativo são inaceitáveis e que o respeito mútuo entre os parlamentares é fundamental para o bom funcionamento da democracia. Na ocasião, no último dia 19, a sessão da Câmara dos Deputados, em Brasília, estava sob a condução da deputada Delegada Katarina, terceira secretária da Mesa, que precisou suspender os trabalhos por alguns minutos para conter a briga entre os parlamentares.
Diante da ocorrência, o deputado Jeferson Andrade prestou total e irrestrita solidariedade à deputada federal Katarina Feitoza. “Em meu nome, em nome da Alese e de todos os sergipanos, cumprimento a deputada Katarina, as demais deputadas federais dos estados, as servidoras da Câmara Federal e todas as mulheres brasileiras que foram afrontadas naquela cena lamentável por um desrespeitoso e inconstitucional”, externou Jeferson.
Em suas redes sociais, a deputada afirmou que o que ocorreu no parlamento foi algo vexatório. “Uma vergonha o que presenciamos hoje na Câmara, quando uma parte dos parlamentares impediu o andamento dos trabalhos, protagonizando um episódio lamentável de misoginia e desrespeito à Casa!” Em seguida, diversas deputadas protestaram no Plenário e pediram respeito pelo fato de a sessão estar sendo presidida por uma mulher.
O presidente do Poder Legislativo de Sergipe, Jeferson Andrade, parabenizou a atuação do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara Federal, pelo pronto restabelecimento da ordem e pelo total apoio à nossa deputada. Hugo Motta chegou, em seguida, após a deputada Katarina suspender a sessão, e endossou os pedidos de respeito à condução dos trabalhos presididos pela parlamentar. “Enquanto a Delegada esteve aqui, ela estava com toda a autoridade da presidência da Casa para conduzir os trabalhos. Ninguém vai desrespeitar uma parlamentar ou qualquer parlamentar que esteja no exercício da presidência”, afirmou Motta.
“Katarina, amiga, siga em frente. Sergipe e o Brasil têm por você todo o respeito, consideração e muito orgulho”, declarou o deputado Jeferson Andrade.
Foto: Agência Câmara dos Deputados