logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

‘Junho Violeta’ propõe políticas para fim da violência contra idosos

Por Kelly Monique Oliveira

O deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) protocolou na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) o Projeto de Lei nº 01/2021, que propõe inserir no calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe o ‘Junho Violeta’, mês de luta pelo fim da violência contra pessoas idosas.

De acordo com a propositura, a instituição do Junho Violeta tem o objetivo de garantir dignidade e respeito,promover ações que tragam qualidade de vida, reprimir e combater a violência, desenvolver ações de mobilização, sensibilização, instrução, prevenção e conscientização da população em relação a todos os tipos de violência contra a pessoa idosa, entre outras ações.

O autor da propositura justificou que é considerada violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

“Segundo a Organização Mundial da Saúde- OMS, um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de violência. Este dado revela que quase 16% das pessoas com mais de 60 anos sofreram algum tipo de abuso. Mais de 60% dos casos de violência contra idosos ocorrem nos lares. Este contexto não se refere apenas ao Brasil, e sim internacionalmente, segundo dados apresentados pela pesquisadora emérita da Fiocruz, professora Cecília Minayo”, colocou.

Foto: Freepik

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo