logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

“Josa foi um dos principais nomes da cultura sergipana”, afirma Luciano Pimentel

Por Assessoria Parlamentar

No último dia 10 de novembro, faleceu aos 91 anos o cantor e sanfoneiro José Gregório Ribeiro, conhecido como ‘Josa, o Vaqueiro do Sertão’. Nesta terça-feira, 17, de volta ao plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Luciano Pimentel registrou o falecimento do artista, natural de Simão Dias.

“Como não houve sessão na semana passada, aproveito esse retorno ao plenário para externar meus sentimentos à família de Josa. Um cidadão simãodiense que começou sua vida vendendo frutas na feira e desde a infância era reconhecido por seu carisma”, disse Luciano Pimentel.

Relembrando a trajetória do Vaqueiro do Sertão, o deputado ressaltou que aos 18 anos Josa foi para o Rio de Janeiro, onde se tornou sargento e integrou a banda da polícia militar, mas por causa de um acidente de cavalo precisou se aposentar. Já aposentado, ele foi até uma loja de instrumentos musicais e comprou o seu primeiro acordeom.

“Como um grande admirador de Luiz Gonzaga, Josa passou a trabalhar a música, se tornando autor de mais de 300 composições. O falecimento dele entristeceu a todos nós. Por isso, eu não poderia deixar de registrar em plenário meus sentimentos e prestar uma homenagem a esse sergipano ilustre. Josa foi dos principais nomes da cultura sergipana e seu legado nos honra”, finalizou Luciano Pimentel. 

Vaqueiro do Sertão

José Grigório Ribeiro nasceu em Simão Dias e se tornou um vaqueiro muito famoso na região devido à habilidade na arte de amansar animais. Ele também foi vendedor de frutas na feira da cidade, militar e costureiro. Mas foi a arte de compor, cantar e tocar sanfona que projetou Josa para o universo artístico. Com mais de 50 anos de carreira e mais de 300 composições registradas.

Em março de 2019, o artista foi homenageado com um lançamento de um documentário sobre a sua carreira. A produção cinematográfica registra a memória do sanfoneiro e foi resultado de 20 anos de pesquisa.

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo