Com o objetivo de minimizar, prevenir e conscientizar sobre à violência no Bairro América, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim, promove uma semana de discussão contra à agressividade, voltada à comunidade local, em especial à crianças e jovens adolescentes.
Em entrevista ao Jornal Alese, desta quinta- feira, 14 de setembro, a coordenadora da Prevenção Social Básica da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, Lara Santos explicou que a iniciativa de se promover o debate sobre a agressividade, surgiu através de demandas, tanto da sociedade, como também através da identificação do Cras, por meio de mapeamento das áreas mais vulneráveis dentro do município de Aracaju.
“O Bairro América, onde está localizado o Cras Enedina Bomfim, é uma área com altos índices de violência, agressividade”, disse Lara Santos
De acordo com a coordenadora, através do mapeamento da área, onde é feito o diagnóstico, o Centro de Referência Social traça estratégias de intervenção, dentro elas, a estratégia de se trabalhar dentro do serviço de convivência à convenção a agressividade ainda na infância. “Entendemos que quando se faz um trabalho ainda na infância, se têm um ganho grande a longo prazo. Eles serão adolescentes e adultos com outros pensamentos, quebrando o ciclo de reprodução da violência, da agressividade, presentes no território, que se não forem trabalhados serão reproduzidos por essas crianças que frequentam o nosso serviço”, ressaltou Lara Santos.
Lara Santos pontuou ainda que quando se faz um trabalho com crianças dentro da lógica da secretaria municipal de assistência social, é feito articulado com as entidades presentes no território.
“Nós queremos que as crianças sejam capazes de aprender a lidar acerca da violência e suas impressões, nos diversos espaços onde ela se apresenta”, salientou a coordenadora da Prevenção Social Básica da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju.
Por Agência de Notícias Alese
Imagem: TV Alese