Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual João Marcelo (PTC) participou da sessão remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (02), para noticiar aos demais parlamentares que esteve visitando a fábrica da Caramuru Alimentos, situada no município de Itumbiara (GO), e que está buscando atrair para Sergipe um investimento da indústria de processamento do milho. O parlamentar entende que toda medida que gera emprego e renda para o povo sergipano é bastante válida.

João Marcelo agradeceu o apoio que recebeu da também deputada Goretti Reis (PSD), que é membros da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), e que acabou facilitando seu contato para uma visita à fábrica da Caramuru Alimentos, em Goiás. “80% da produção deles é voltada para o processamento de soja; e 20% voltada para o processamento do milho, que é o que nos interessa”.

O deputado explicou que Sergipe é o segundo maior produtor de milho do Nordeste, partindo da região de Nossa Senhora das Dores, passando por Nossas Senhora da Glória, Carira, Monte Alegre e os demais municípios do sertão sergipano. “80% da produção de milho do nosso Estado é dessa região, que é a segunda maior do Nordeste. Conversei com os representantes da indústria, que demonstraram interesse em investir na nossa região”.

João Marcelo explicou que a maior dificuldade para os empresários é à distância de onde eles estão instalados para escoar a produção pelo Nordeste. “Pensando em facilitar isso aqui no Nordeste e até para a exportação deles, nossa intenção é tentar atrair essa indústria para Sergipe, gerando emprego e renda. Tentei intermediar uma parceria com Sergipe e o presidente disse que nem precisa do apoio locacional”.

No nosso Estado trabalhamos com isenção de ICMS para aqueles empresários que estejam inseridos no PSDI. No caso do ramo de atuação da Caramuru eles teriam 93% de desconto no ICMS. Estamos falando de um gigante do Centro-Oeste que é o segundo maior contribuinte de ICMS em Goiás. Nós deputados e o governo precisamos nos unir para tentar atrair esse investimento, que também será muito bom para eles”, acrescentou João Marcelo.

Reforma de escola

O deputado também agradeceu a Associação de Moradores do Sol Nascente e JK, em Aracaju, que lhe parabenizaram em nota por João Marcelo ter conseguido intermediar, junto ao governador Belivaldo Chagas, a reforma da Escola Estadual Joaquim Vieira Sobral, que estava há quatro anos sem receber alunos porque as obras estavam paralisadas. “Os trabalhos já forma retomados e, assim como esta escola, o governo vai iniciar a reforma de outras 59 unidades de ensino”.

Foto: Jadílson Simões