João Marcelo explica problemas no abastecimento de água em Dores

Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual João Marcelo (PTC) participou da sessão remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quinta-feira (18), para explicar os problemas registrados, recentemente, quanto ao abastecimento de água nas residências do município de Nossa Senhora das Dores.

O parlamentar citou uma indicação de autoria da deputada Kitty Lima (Cidadania) questionando da DESO pelo desabastecimento e explicou que o problema ocorreu com o rompimento da adutora que leva água até o Centro de Distribuição em Dores.

A nobre deputada apresentou uma indicação à DESO cobrando a normalização do abastecimento. Nós visitamos a Companhia há uns 15 dias para discutir essa situação e, na época, foi feito um reparo nessa adutora, quando as bombas voltaram a funcionar imediatamente”, explica o deputado João Marcelo.

Em seguida, ele justifica dizendo que o sistema todo normalizado sobrecarregou a rede elétrica. “O sistema parou de funcionar novamente. Foi preciso um trabalho em conjunto da DESO com a Energisa, durante uns dois dias, e depois ele voltou a funcionar gradativamente, com os canos de tubulação sendo enchidos”.

Por fim, João Marcelo aproveitou para fazer uma sugestão à colega deputada. “Como fui gestor do município, uma das grandes preocupações quando o sistema parava era com as comunidades mais distantes que chegavam a ficar de uma semana até 10 dias sem água. Quando prefeito de Dores, eu comprava metros cúbicos de água na própria DESO para garantir esse fornecimento”.

Existem regiões onde a DESO não tem a obrigatoriedade de fornecer, seria interessante que a deputada, que é do mesmo partido e lidera o prefeito, que sugerisse a compra de água para dar assistência a essas comunidades”, disse João Marcelo, lembrando que, em dias chuvosos, os detritos entopem os canos que precisam de limpeza e que tem que ser feito um trabalho de reflorestamento da mata ciliar.

Foto: Joel Luiz