Jeferson faz balanço em entrevista à rádio em Aracaju

Em entrevista hoje (9) ao programa Jornal da Fan, comandado pelo radialista Narcizo Machado, na rádio Fan FM, de Aracaju, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), falou sobre as atividades legislativas de 2023 e disse o que espera de 2024. Ele também falou sobre as eleições municipais deste ano e sobre seu futuro político. Veja os principais pontos da entrevista:

2023 NA ALESE
Um ano de muito trabalho. Quinze deputados novos, grandes deputados, inclusive os da oposição. Grandes debates, grandes projetos dos deputados. Alguns marcos, como a aprovação da Cannabis para uso medicinal, do deputado Luciano Pimentel. O governo do Estado foi bastante ativo. Prato do Povo, redução do ICMS, vários projetos que beneficiam e estruturam o Estado de Sergipe para atrair novas empresas.

2024 NA ALESE
Muito tranquilo. Mensagem do governador Fábio Mitidieri na sexta-feira (2), retomamos os trabalhos na terça-feira (6) e já temos projeto do Ministério Público, que é a questão do aumento salarial, acho que 6%, e temos dois projetos do Tribunal de Justiça. Temos algumas coisas internas para resolver, mas a votação está prevista para a próxima quinta-feira, dia 15.

SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO
A relação interna dos deputados é muito boa. Mas você sabe que na hora do discurso a questão aflora. Tenho conversado muito, principalmente com a oposição. O deputado George Passos tinha uma queixa de projetos da legislatura passada que não eram colocados em pauta. Nós colocamos em pauta. Agora tem que saber que a maioria sempre vence. Mas (os projetos) estão sempre na pauta. Foi um compromisso nosso com a oposição na hora da eleição da Mesa.

ANO ELEITORAL
Nós já estamos debatendo uma forma (de compatibilizar a atividade legislativa com a atividade política dos deputados neste ano de eleições municipais). Foi até a deputada Lidiane Lucena que sugeriu para nós alterarmos o dia de votação (na Casa) para terça ou quarta, porque na quinta-feira a caravana para o interior já parte por conta das eleições, mas isso é a partir mais do segundo semestre. Já estamos nos precavendo para que a partir desse primeiro semestre tomemos as decisões e comuniquemos a todos.

ARACAJU
As conversas têm sido muito boas. Estamos colocando todos os temas na mesa, nas reuniões, cada um coloca os seus objetivos e a gente tenta aparar as arestas. O governador tem sido muito perspicaz em nos unir agora para que mais adiante não haja rompimentos. O que precisamos cada vez mais é nos unirmos. O grupo tem que entender que um passo em falso em 2024 vai acabar ruim em 2026.

FUTURO POLÍTICO
Hoje, se você me perguntar, eu sou candidato a deputado. Entrei como renovação, acredito na renovação, na juventude. Acho que está no momento de o meu agrupamento eleger outro deputado (estadual). Estarei na eleição de 2026 com certeza. Só não disputo o cargo de governador, por causa da minha amizade com Fábio Mitidieri. Desde que ele era vereador nós firmamos uma parceria que vai lá há mais de 10 anos com o PSD. Estou à disposição do grupo. Agora é preciso entender que temos um vice-governador bastante atuante, é um amigo de longa data, é preciso respeitar o nosso amigo vice-governador (Zezinho Sobral). Continuo trabalhando. Meu foco está na Assembleia e, no segundo semestre, também nas eleições municipais.