Jeferson Andrade fala da representatividade das mulheres na política

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

“Esperamos e incentivamos a participação feminina na política”, Jeferson Andrade.

O Estado de Sergipe elegeu 15 prefeitas no pleito eleitoral de 2020. Naquele mesmo ano, o número de mulheres ocupando as prefeituras municipais no Brasil também se alargou, totalizando 658 cidades brasileiras. Apesar da quantidade ainda não ser significativa em relação aos homens, se comparado ao último pleito de 2016, Sergipe aponta sim um acréscimo de representação feminina no comando da chefia do Poder Executivo dos respectivos municípios.

Presidente do Poder Legislativo apoio maior número das mulheres na política

Com a presença das prefeitas de Sergipe no Plenário da Casa Legislativa no Dia Internacional da Mulher (8), o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD), teceu importante comentário sobre a importância da mulher no cenário político. Jeferson enfatiza e considera que o espaço da mulher na política deve avançar além do âmbito municipal, passando pelo estadual e chegando até o Congresso Nacional, uma realidade já conquistada por Sergipe em Brasília. Revela que o incentivo a esse caminho é observado pelo parlamentar em sua jornada pelos municípios de Sergipe.

“As mulheres se destacam. São 15 prefeitas no comando do Executivo municipal e nós pensamos em colocar mais. Cada vez que vamos ao interior do Estado estão surgindo os nomes de mulheres dispostas, mulheres trabalhadores, mulheres independentemente de ter viés político ou não. Esperamos que as próximas filiações tenhamos muito mais mulheres, porque sabemos que não somente no Brasil, como no mundo, há mais mulheres do que homens. Então esperamos e incentivamos a participação feminina na política”, declarou.

Uma das primeiras medidas de impacto aprovadas pelo Congresso Nacional para incentivar a participação feminina na política foi a Lei nº 12.034, de 2009. Ela assegura o percentual mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Além disso, destina pelo menos 30% dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, bem como do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

Apesar de representarem mais de 51,8% da população e mais de 52% do eleitorado brasileiro, mulheres ainda são minoria na política. Na avaliação de Jeferson Andrade o número ainda baixo da presença da mulher no comando do Executivo e Legislativo, Estadual e Nacional, pode estar relacionado com a violência contra a mulher no Brasil.

Deputadas e prefeitas recebem ‘Medalha Quintina Diniz’ no plenário da Alese

“Estamos vendo ainda muita violência doméstica, a violência psicológica contra a mulher, e acreditamos que este é um dos fatores que dificultam a entrada da mulher na política. Então temos que fazer um trabalho muito bem feito, o Governo do Estado, o Governo Federal, para que esta atitude vá mudando ao longo do tempo”, declarou.

Medalha Quintina Diniz

Na Sessão Especial, que foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, as deputadas Áurea  Ribeiro (Republicanos), Carminha Paiva (Republicanos), Linda Brasil (PSOL) e a Drª Lidiane Lucena (Republicanos), juntamente com  as 12 prefeitas de Sergipe receberam a Medalha Quintina Diniz. A honraria legislativa contempla mulheres por relevantes serviços prestados à sociedade. A presidente do Conselho da Medalha Quintina Diniz, a deputada Maisa Mitidieri (PSD), recepcionou as homenageadas.

Fotos: Jadilson Simões/Agência Alese