Janier Mota preside audiência pública sobre o balanço da saúde sergipana

Por Ascom Parlamentar

Atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal, o secretário estadual de saúde, Valberto Lima prestou contas das finanças da pasta, relacionadas ao último quadrimestre de  2018. A audiência pública aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), na sala de comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e foi conduzida pela deputada Janier Mota, atual presidente da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social da Alese.

O secretário começou a sua explanação afirmando que o orçamento anual da Saúde é de, em média, 1,2 bilhão de reais. “Muita gente pode achar que isso é suficiente para deixar a saúde da forma ideal. Mas este setor é muito caro, a maioria das ações do Ministério da Saúde são sub financiadas e este sacrifício extraordinário é feito pelo governo do Estado, usando recursos do tesouro, para que as ações planejadas sejam executadas”, afirmou Valberto.

Para Janier, é de fundamental importância que todos os secretários compareçam à casa legislativa. “Uma pasta como a Saúde, que tem várias problemáticas, precisa ser sempre esclarecida para nós parlamentares e para a sociedade. Enquanto presidente da Comissão, cumpri meu papel em convocar o secretário Valberto, que tirou nossas dúvidas”, disse.

Um dos principais pontos abordados, foi a respeito das maternidades sergipanas, entre elas, a Maternidade Hildete Falcão, que no passado já foi referência no atendimento. “As conversas com o Hospital Universitário de Sergipe (HU) já estão bem adiantadas, para que a Hildete seja transformada numa maternidade escola. Isso vai beneficiar a população e os estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS)”, declarou o secretário.

Ainda destacando as ações do governo do Estado, Valberto Lima ressaltou a prioridade que deram e dão para resolver o problema da superlotação do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). “Demos o olhar que o HUSE necessitava e as ações que fizemos no Hospital Cirurgia, resultaram num maior dinamismo e, por consequência, na redução da superlotação do HUSE. Mas este trabalho continua”, explicou.

Ao final, Janier Mota agradeceu a todos os presentes e reafirmou seu compromisso com a saúde de Sergipe. “É uma área que sempre tive muito amor, dedicação e cuidado. Portanto, o que estiver ao meu alcance como parlamentar, farei. Tudo em prol do povo sergipano”, finalizou.