Por Assessoria da Parlamentar
Na manhã desta quinta-feira (24), a Assembleia Legislativa de Sergipe entregou a Medalha Flávio Primo, que homenageia pessoas com deficiência com histórico de superação. A deputada estadual Janier Mota, na qualidade de presidente da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social; escolheu três pessoas que são exemplos de fé e força de vontade.
“Para mim, essa é uma das medalhas mais importantes da Alese, justamente por homenagear pessoas que são verdadeiros exemplos de superação e força de vontade. Nossa vontade era de homenagear todas e todos, mas não é possível, então escolhemos ilustres representantes”, declarou Janier.
Uma das escolhidas por Janier para receber a honraria, foi Jessica Mota, que nasceu com uma doença congênita e hoje tem um vida independente. “Para quem diz que não consegue, eu digo: consegue, sim. Sou a prova viva disso. Nunca deixei minhas limitações me pararem, faço parte de grupos e ajudo todos que precisam de mim. Deus é quem me levanta todos os dias e que me faz quem sou”, afirmou.
Outro homenageado, foi o senhor Gionaldo Nascimento, que há seis anos sofreu um derrame hemorrágico e resolveu utilizar a adversidade para ser um exemplo. Hoje, ele é campeão de corridas de rua. “Além disso, prático muay , jiu-jítsu e musculação. Ou seja, não reclamam da vida, vivam! Aproveitem cada segundo”, disse.
Sobre Flávio Primo:
Flávio Primo nasceu abril de 1943, na cidade de Várzea Alegre, no Ceará. Depois de formado em Engenharia Agronômica, veio para Sergipe trabalhar, onde conheceu sua esposa, Terezinha Fonseca, constituiu família e sua carreira profissional. Passou por várias repartições em Sergipe, sempre se destacando. Em 1987 Flávio ficou tetraplégico após ter sido atingido por dois tiros em um assalto. No entanto, a deficiência não tirou sua determinação, tendo sido durante sua vida um exemplo para todos que o conheciam. Flávio Primo faleceu em 23 de dezembro de 2008, vítima de falência renal.
Foto: Breno Couto