Janier Mota faz doação de TV para Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Por Ascom Parlamentar

Visando um acolhimento mais humanizado dos pacientes e famílias que frequentam diariamente a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) em Aracaju/SE, a deputada estadual Janier Mota realizou a entrega de uma TV que será instalada na recepção da unidade.

“No local, já havia um televisor, mas estava na manutenção, inclusive essa informação obtive do secretário de Saúde, Valbeto Lima. Mas, devido a importância que essa maternidade tem para o nosso Estado, meu coração falou mais alto e resolvi fazer essa doação”, explicou a parlamentar.

Para a paciente Kellne Ribeiro, esse ato foi extremamente importante. “Ganha a maternidade e ganham os pacientes, agora teremos novamente um meio de distração. A gente fica aqui na angústia aguardando nossos familiares e é bom ter algo para assistir”, disse.

Fátima Andrade, coordenadora de serviço social da MNSL, agradeceu a sensibilidade de Janier. “A deputada percebeu que as pessoas ficam muito tempo aguardando atendimento ou na espera de seus familiares, então, além do entretenimento, é um ato de humanização. Tira um pouco do nervosismo e da ociosidade, fazendo com que os pacientes e servidores estejam num ambiente mais agradável para essa espera”, pontuou.

Segundo a senhora Josenildes Santos, que estava acompanhando a filha gestante, a chegada da nova TV foi uma benção. “Os pacientes e as famílias agradecem imensamente esse gesto da deputada”.

Mais sobre a maternidade

A MNSL tem por específica função atender gestantes de alto risco. Apesar disso, é porta aberta, recebe a todos e classifica o que de fato é considerado risco gestacional ou não. A unidade, gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), atende e direciona os pacientes que dão entrada, seja provenientes da capital, demais municípios e Estados circunvizinhos como Bahia e Alagoas. As gestantes, que não forem classificadas de alto risco, são transferidas para outras maternidades que atendem o perfil de risco habitual.

Foto: Breno Couto