Janier Mota cobra UTI de Glória e investimentos no Hospital de Itabaianinha

Por Assessoria Parlamentar

Na manhã desta quarta-feira (10), a deputada estadual Janier Mota, participou de mais uma sessão remota da Assembleia Legislativa de Sergipe, que dessa vez contou com a participação e esclarecimentos da secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa.

Durante a videoconferência, Janier questionou sobre a abertura da UTI do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória. “Já existe o espaço para a instalação dos leitos lá no hospital e o povo está precisando disso com urgência, principalmente em meio a essa pandemia que vivemos”, declarou.

Em resposta, Mércia informou que até o final do mês serão instalados dez leitos de UTI no Regional. “A parte estrutural já está praticamente pronta, mas a nossa dificuldade com relação à Gloria, é conseguir montar as equipes para operarem esses leitos. Estamos correndo atrás desses recursos humanos para que até o final de junho, esteja tudo operando”, explicou a secretária.

Ainda com relação aos hospitais sergipanos, Janier perguntou o que está sendo feito pelo Hospital São Luiz Gonzaga, em Itabaianinha/SE. “É um hospital filantrópico de extrema importância, pois atente não só o pessoal de Itabaianinha como de outros municípios da região sul e também precisamos olhar por ele”, pontuou.

Ao responder o questionamento da parlamentar, Mércia informou que o Ministério da Saúde divulgou uma portaria específica para auxiliar os hospitais filantrópicos e o Hospital de Itabaianinha está na lista dos contemplados. “O próprio Ministério elencou as unidades que receberão este auxílio e nós já enviamos ofício para que a documentação possa chegar e esse convênio seja firmado. Até semana que vem já estaremos fazendo esse contato e avançaremos no Hospital São Luiz Gonzaga”, ressaltou.

Janier também questionou sobre a longa fila de espera que as mulheres sergipanas enfrentam para fazer cirurgias ginecológicas. “Recebo muitas mensagens de mulheres desesperadas, precisando dessas cirurgias e a demora é muito grande, sendo que são procedimentos urgentes. É uma realidade que existe há anos e que me preocupa muito”, disse.

Segundo a secretária, as cirurgias ginecológicas são um grande gargalo da secretaria de saúde há muito tempo. “Estamos realizando um estudo para que, assim que essa situação pandêmica amenizar, possamos ampliar outras frentes e essas cirurgias são uma das nossas prioridades. Além disso, eu também já pedi um levantamento da situação atual dessa fila de espera, quero resolver isso o mais rápido possível”, finalizou.

Foto: Márcio Lima