Janier Mota: ações e projetos neste primeiro semestre de 2019

Por Luciana Botto- Rede Alese

A deputada estadual Janier Mota (PR) em seu primeiro mandato na Casa Legislativa, assumiu a presidência da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social e é vice- presidente de mais três comissões: a de Educação, Cultura e Desporto; Agricultura e Meio Ambiente e de Cidadania e Direitos Humanos, além de ser membra de outras comissões permanentes no Poder Legislativo.

Autora do projeto de lei ordinária nº 53/2019 que institui no calendário oficial do Estado o Dia Estadual da Vaquejada, Vaqueiro, Pega de Boi no mato e Cavalgada, a ser comemorado no dia 25 de outubro.

Outro projeto de lei apresentado pela deputada Janier Mota à Mesa Diretora da Alese, é o de nº 131/2019, que institui políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres que serão ampliadas e passarão a incluir ações de prevenção e de garantias de direitos. A proposta, dispõe sobre a instituição da rede de proteção à saúde e assistência social da mulher vítima de violência. Este, encontra-se em tramitação na Casa.

A deputa também apresentou Moção de Aplausos nº12/2019, destinada à Universidade Federal de Sergipe (UFS), e dirigida à toda comunidade acadêmica.

A Moção, aprovada pelo pleno no dia 08 de maio de 2019, visa reconhecer e revalidar os serviços prestados a sociedade sergipana, no sentido de contribuir e corroborar com a formação do indivíduo, através da ação educacional, mediante a oferta de cursos de graduação (113) e pós-graduação (70), nas diversas áreas do conhecimento.

A matéria, foi provocado por declarações feitas pelo ministro de estado-chefe da Casa Civil da Presidência da Republica, Onyx Lorenzone, onde desprestigiava a UFS, seus professores, demais servidores e alunos.
Além disso, Janier apresentou dezessete indicações; duas propostas de emendas constitucionais e quarenta e oito requerimentos.

Foto: Jadilson Simões