logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Jairo Santana pede que Governo de SE priorize o pagamento do Seguro Safra

O deputado estadual Jairo de Glória (PRB) apelou hoje (17), que o Governo do Estado aproveite o final de ano e priorize o pagamento do seguro safra dos mais de 16 mil produtores rurais sergipanos que tiveram as suas colheitas comprometidas. Este ano, de acordo com o parlamentar, os produtores tiveram 100 % de perda da suas plantações em virtude da escassez de água e a consequente seca que assola o sertão.

“A situação é muito crítica e os produtores precisam dessa contrapartida do Governo estadual para minimizar o sofrimento desses pais de família”, afirmou o deputado, sugerindo que o governador Jackson Barreto (PMDB) coloque esse repasse aos produtores, na lista de prioridades de dezembro, junto com o salário dos servidores.

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, Jairo contou que esteve concedendo entrevistas em emissoras do rádio do agreste sergipano e ouviu vários reclamos da população e, principalmente, de agricultores que reivindicavam o repasse do valor do seguro para que possam ter um fôlego e continuar produzindo, apesar das adversidades.

O benefício – O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo federal para agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos à perda de safra devido a fenômenos naturais como seca ou excesso de chuvas.

Produtores que tiveram perdas acima de 50% têm direito ao benefício de R$ 850, pagos em cinco parcelas de R$ 170. Em todo o país, segundo a Secretaria Especial de Agricultura Família e do Desenvolvimento Agrário, o benefício deve atender cerca de 1 milhão de agricultores familiares em todo o país nesta safra.

Foto: Jadilson Simões

Texto, da Assessoria do Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo