O deputado estadual Jairo de Glória (PRB) participou de audiência com o governador Jackson Barreto (PMDB), no Palácio de Despachos, onde, ao lado de trabalhadores rurais, representantes de fabriquetas de queijo e movimentos sociais do Alto Sertão, discutiu o fenômeno da seca e os seus efeitos causticantes, sobretudo, para os sertanejos.

“Foi uma audiência bastante positiva. O governador ouviu a todos e saímos de lá com a certeza de que medidas estratégicas serão adotadas, visando minimizar esse problema que afeta a todos os sergipanos”, falou Jairo, citando que cerca de 20 municípios já decretaram estado de emergência em virtude da longa estiagem. “Democraticamente, o governador ouviu as demandas apresentadas por todos os participantes para a partir daí estabelecer as iniciativas que, de fato, ajudem a população sertanejo”, disse o deputado.

Ele contou que, durante a audiência, Jackson falou sobre as ações que estão em andamento para minimizar os efeitos da seca, dentre eles, a força-tarefa permanente formada pelas secretarias da Agricultura, Meio Ambiente, Infraestrutura, de Inclusão Social, de Recursos Hídricos, Defesa Civil, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) e Ouvidoria, que se reúnem semanalmente para discutir e implantar ações.

Dentre as principais ações do grupo estão perfurações de poços, limpeza de barragens, os perímetros irrigados e programas como ‘Água para Todos’, ‘Plano Safra’ e o Projeto Dom Távora. “Indiscutivelmente, são medidas saneadoras e que, esperamos tenham excelente resultado de modo a minimizar o sofrimento desses pais e mães de família que enfrentam a dura realidade da falta d’água até para o próximo consumo”, afirmou Jairo, destacando que há localidades que não recebem água há mais de quatro anos.

 

Por Assessoria Parlamentar