Jairo de Glória: “diretor do DER usa o órgão para fazer política”

O deputado estadual Jairo Santana (PRB), o “Jairo de Glória”, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde dessa segunda-feira (9), para denunciar que o diretor de operações do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER), Adaílton Martins, estaria se beneficiando do órgão público para fazer política. Outros parlamentares se somaram ao discurso de Jairo. Segundo o deputado, nem uma solicitação de um “quebra-molas” é atendida para a região do Sertão e as máquinas do órgão estariam “desviadas” para a Barra dos Coqueiros.

Ao iniciar seu pronunciamento, Jairo de Glória reclamou do abandono, por parte do governo do Estado das estradas vicinais que cortam o sertão sergipano. “A gente vinha cobrando e esperando por um olhar mais sensível do DER com a nossa região, mas a gente cansa! A pista que liga São Matheus a Gararu, via barriguda, saindo de Glória continua do mesmo jeito! Em Porto da Folha são várias as estradas inacabadas! Parece que não adianta pedir ao governo, mas direcionar os apelos para a Barra dos Coqueiros”, criticou.

Em seguida, Jairo de Glória relatou que um diretor do DER está se utilizando do aparelho do Estado para fazer “política baixa e rasteira” na região. “Não se atende a um pedido de vereador ou aliados do Sertão! Os maquinários do DER estão a disposição daqueles que querem fazer politicagem por uma vaga na Assembleia Legislativa. Estão mangando da cara do sertanejo!”.

“Infelizmente só atendem a nossa região quando a gente fala mais grosso! Peço desculpas ao meu povo do Sertão por não ter sido atendido nas nossas reivindicações pelos reparos nas estradas vicinais. As pistas do Sertão mais parecem uma tábua de pirulitos! É preciso que o governador Jackson Barreto (PMDB) coloque seus auxiliares para visitarem o Sertão. Cobramos a SSP e rapidamente tivemos a resolutividade de alguns problemas, como a desarticulação de uma quadrilha que vinha aterrorizando a região”, completou o parlamentar.

Em tom de desabafo, Jairo de Glória mandou um duro recado para o diretor-presidente do DER. “Antônio Vasconcelos, tire a bunda da cadeira, tire o traseiro do banco e vá trabalhar! Sei que ele vive reclamando que o Estado não tem recursos, mas um cidadão está fazendo acontecer com as máquinas do DER! Sou parlamentar, represento o Sertão, e não tenho prestígio para o DER colocar um quebra-molas! Meus encaminhamentos para o Governo ou DER agora serão direcionados para a Barra dos Coqueiros”.

Georgeo Passos

Em aparte, o deputado Georgeo Passos (PTC), líder da oposição, disse que pensava que apenas seus pedidos não eram atendidos pelo DER. “Fiz uma indicação sobre a pista da Serra do Machado em Ribeirópolis, por dois quebra-molas, que até hoje não chegaram! Só sei que quando o diretor Adaílton quer, as coisas acontecem! É inadmissível que o presidente do DER tenha menos força que um diretor subordinado e que está tratando o órgão politicamente”.

Georgeo enfatizou que várias indicações foram feitas e que muitas delas não foram atendidas. “Depois de inúmeros apelos, foi feito aquele trecho da Serra do Machado até Nossa Senhora das Dores. Mas existem várias outras rodovias precisando de serviços. Do povoado Jenipapo em Lagarto até Itaporanga, praticamente não tem pista. De Umbaúba para Itabaianinha é outro trecho crítico. Espero que o governador respeite esta Casa que traz as demandas da sociedade e veja essas pessoas que comando o DER e fazem dele o uso político da máquina”.

Zezinho Guimarães

Outro deputado que também ficou solidário com Jairo foi Zezinho Guimarães. “Realmente as estradas em Sergipe se encontram num estado deplorável! O governo tem feito algumas ações em determinados lugares, como de Tobias Barreto a Poço Verde e promete iniciar de Itabaianinha a Tobias Barreto até para ver se ao menos fica transitável porque estão intransitáveis. Realmente esse Adaílton (Martins) é forte e é preciso encaminhar as recomendações para ele”.

Outros

O deputado Moritos Mattos (PROS) disse que durante o recesso em julho passado chegou a visitar várias cidades do interior e que fez um pronunciamento cobrando os reparos necessários nas rodovias estaduais. “Numa dessas viagens estouramos dois pneus do carro. Demos um jeito e conseguimos chegar a Aracaju. Mas os pneus estavam comprometidos”.

Já o deputado Adelson Barreto Filho (PR) disse que a denúncia de Jairo de Glória é grave e merece ser apurada. “Atitudes como esta não fazem bem à gestão e devem ser apuradas! Quero me solidarizar e dizer que o povo do Sertão está sofrendo, vem sendo vítima das estradas mal conservadas pelo Governo. Lamentavelmente são atitudes repugnantes”, condenou. Presidindo a sessão no momento, a deputada Goretti Reis (PMDB) também se somou ao discurso de Jairo.

Da Agência de Notícias Alese

Foto: César de Oliveira