logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Itabaiana ganhará um Centro de Cultura para Filarmônica Nossa Senhora da Conceição

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), recebeu em seu gabinete, na manhã dessa terça-feira (26), o presidente da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana, Valtênio Souza, e o arquiteto Zilton Cavalcanti, que apresentaram a maquete e uma planta arquitetônica para a construção de um Centro de Cultura, tornando a Filarmônica, a instituição mais antiga do Brasil, um patrimônio cultural do povo de Itabaiana.

20171226_102737Durante a visita o representante da Filarmônica e o arquiteto solicitaram o apoio do deputado Luciano Bispo que, de imediato, já se comprometeu em trabalhar junto ao governo do Estado e à bancada federal de Sergipe no sentido que emendas ao Orçamento Geral da União sejam apresentadas e os recursos para a obra sejam assegurados. O investimento será da ordem de R$ 20 milhões, aproximadamente. Um empresário do município já fez a doação de um terreno para a construção do Centro de Cultura.

O arquiteto explicou que já vem prestando serviços à Filarmônica há alguns anos na reforma da atual sede da entidade. “Há alguns anos a gente já pleiteava este sonho e, quando nós recebemos a doação deste terreno, começamos a trabalhar, fizemos alguns estudos de ocupação, com a maquete e desenhos, para inserirmos a Filarmônica neste projeto. A ideia é transformar a entidade em uma praça e doar este espaço ao município, que será um patrimônio cultural do povo de Itabaiana, para que o povo possa vivenciar o que é a Filarmônica”.

20171226_101856O Centro de Cultura que está sendo projetado para Itabaiana terá um Teatro para cerca de mil pessoas, salas de aula para ensaios, uma biblioteca, audioteca e videoteca para aulas de cultura, restaurante com vista para a serra de Itabaiana e lanchonetes, livraria e espaço para exposições, além de um espaço para inserir a Academia Itabaianense de Letras, além de uma escola de ballet voltada para crianças.

O arquiteto Zilton Cavalcanti destacou o compromisso e o empenho do presidente Luciano Bispo. “Nós apresentamos a maquete e o desenho e logo ele se comprometeu em nos ajudar. Ele vai tentar buscar o apoio da classe política para viabilizar os recursos. Em janeiro nós já pretendemos trazer o projeto com algumas pequenas alterações. Esta é uma obra grande, significativa para Itabaiana e a ideia é que várias pessoas possam se somar e ficarem envolvidas com este projeto”.

Valtenes Souza

O presidente da Sociedade Filarmônica destacou que a obra é um sonho antigo e que agora foi abraçado pelo presidente Luciano Bispo. “Os primeiros passos estão sendo dados, é um sonho que começa a sair do papel e que nos emociona porque Itabaiana merece, a sociedade também e a entidade mais antiga do País, com 272 anos de existência, tem todo o respaldo para uma obra desta magnitude”.

Luciano Bispo

Por sua vez, o presidente Luciano Bispo reforçou seu compromisso como filho de Itabaiana. “A Sociedade Filarmônica é uma entidade que ao longo de sua história tem contribuído com o desenvolvimento sociocultural do município e do Estado de Sergipe. Sou um apaixonado por Itabaiana e não vou medir esforços para que os recursos sejam viabilizados e a gente consiga transformar este sonho em realidade”.

Da Agência de Notícias Alese

Fotos: Habacuque Villacorte

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo