Iran sugere reforma de escolas estaduais durante a pandemia

Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou da sessão remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quinta-feira (4), para defender que o governo do Estado, através da Secretaria de Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), aproveite a ausência das aulas presenciais por conta da pandemia e promova a reforma das escolas da rede estadual de ensino.

O petista entende que esse é o momento para que o governo priorize a organização do espaço físico das escolas e, quanto a pandemia acabar, o Estado poderá receber os alunos com tranquilidade, em prédios reformados. “Isso tem que entrar no planejamento dos gestores educacionais de aproveitar esse momento que estamos na pandemia e com os trabalhos remotos”.

Iran pontua ainda que alguns planos de Saúde estão alertando a sociedade para se ter um maior cuidado por esses dias para evitar a previsão de um possível “estouro” da pandemia em meados de Abril. “Todos nós precisamos entrar em um processo de cuidado, tentando evitar que a gente tenha um novo pico. Acho que é o momento para a gente concentrar as atenções na organização das unidades de Saúde”.

Secretário na Alese

Alertado pelo presidente da Casa, deputado Luciano Bispo (MDB), de que há uma combinação para que o secretário de Educação, Josué dos Passos Subrinho esteja na Alese, na próxima quinta-feira (11), Iran Barbosa não só aprovou, como externou outra preocupação com o anúncio feito pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) de que o Estado vai reformar 34 escolas da rede pública em 17 municípios sergipanos.

A gente recebe este anúncio com satisfação, mas eu já quero solicitar o detalhamento desses gastos, de como será distribuído esse recursos e que serviço ele será aplicado por unidade de ensino. O governador falou em um investimento de R$ 55 milhões e essas reformas entram em sintonia com aquilo que pensamos”, pontuou Iran Barbosa.

O petista aproveitou para solicitar ao presidente de combinar com o secretário para que ele não venha para a Alese apenas para tratar do retorno das aulas da rede pública, mas também que fale sobre como se dará o processo de imunização da comunidade escolar, e como esse calendário de reformas se adequará ao planejamento das atividades escolares no retorno.

Umbaúba

Por fim, Iran destacou a reunião virtual que teve com professores e alunos da Escola Antônio Garcia Filho, do município de Umbaúba, que desde 2018, estará interditada para uma reforma. “Felizmente esta escola entrou na lista das que serão revitalizadas pelo governo agora. Temos muitas preocupações sobre esta unidade de ensino porque a comunidade escolar foi desalojada em 2018 e já estamos em 2021 e esse problema não foi resolvido. A gente pede uma prioridade, uma agilidade nesse processo de reforma”, cobrou, alertando que a comunidade do município está revoltada com a possibilidade de suspensão do ensino médio noturno na unidade.

Foto: Joel Luiz