Iran participa de reunião com integrantes do FETSUAS/SE e a secretária de Estado da Saúde

Por Assessoria Parlamentar

Na tarde da terça-feira, 15, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) mediou e participou de uma reunião com integrantes do Fórum Estadual dos trabalhadores do SUAS de Sergipe (FETSUAS/SE) e a secretária de Estado da Saúde (SES), Mércia Feitosa. O parlamentar aproveitou a Sessão Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta quarta-feira, 16, para registrar a realização da reunião.

“A reunião teve como pauta principal a discussão de procedimentos para a efetivação do pleito dos profissionais da Assistência Social para a inclusão da categoria no Plano de Imunização Estadual de Vacinação, uma demanda do Fórum”, explicou Iran, agradecendo a atenção e a receptividade da secretária.

“Os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social estão na linha de frente contra a Covid-19, a legislação e as normas vigentes reconhecem a essencialidade da política de Assistência Social para o enfrentamento da pandemia, mas os profissionais da Assistência não foram incluídos nos planos estadual e municipais de imunização como grupo prioritário”, disse Iran.

Na reunião, a secretária Mércia Feitosa pontuou que já é de conhecimento da secretaria estadual essa demanda dos trabalhadores do SUAS e que já está em andamento diálogos com os municípios com vistas à formulação de estratégias para contemplar a categoria.

“Como encaminhamento, ficou definido que, após uma articulação com os gestores municipais de Saúde, a SES produzirá uma Nota Técnica que contenha algumas estratégias para que os municípios possam efetuar a vacinação desses trabalhadores, preservando o calendário de vacinação que já está em andamento”, informou Iran.

Participaram da reunião, além do deputado Iran Barbosa e da secretária Mércia Feitosa, Ygor Machado (Sindicado dos Assistentes Sociais de Sergipe- SINDASSE), Itanamara Guedes (Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Sergipe – FETAM Sergipe, Central Única dos Trabalhadores- CUT), Marta Santos (Sindicato dos Trabalhadores em Socioeducação do Estado de Sergipe – SINTS/SE), José Aloisio Junior (Conselho Regional de Serviço Social – CRESS/SE) e Saulo Almeida (Conselho Regional de Psicologia- CRP/SE).

Leitos de UTI e transporte de pacientes

Durante a reunião, Iran aproveitou para externar a sua preocupação sobre a falta de leitos de UTI disponibilizados para o tratamento da Covid-19, já que, em Sergipe, há uma fila de pessoas esperando por vaga.

“A secretária informou que em Itabaiana já houve a ampliação de 10 leitos; bem como há uma projeção para a ampliação, com tratativas neste sentido, em Nossa Senhora da Glória, de mais 10 leitos; e em Aracaju, existem tratativas em andamento para a criação de mais 10 leitos. Nós esperamos que realmente se efetive porque a situação está bastante delicada”, pontuou.

“Outro dado que a secretária Mércia Feitosa apresentou diz respeito à taxa de permanência nesses leitos, que subiu de cinco para 11 dias, o que mostra uma gravidade maior dessas novas cepas do coronavírus”, completou o parlamentar.

Por fim, o deputado também abordou a dificuldade no transporte de pacientes, relatando que, “por vezes, as famílias lutam por uma vaga de UTI, e quando conseguem, não há transporte para fazer a transferência de pacientes, sobretudo quando estão no interior. A informação que a secretária passou é a de que a SES já está também em tratativas para contratar empresas que possam realizar esse transporte”, disse Iran Barbosa.