logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran participa da posse dos membros do Conselho de Promoção da Igualdade Racial

Por Assessoria Parlamentar

Em uma tarde histórica, representantes da sociedade civil e do governo do Estado tomaram posse como membros do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR). O deputado estadual Iran Barbosa (PT), membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), participou da solenidade, que representa a conquista histórica de uma luta antiga.

A solenidade aconteceu na tarde da segunda-feira, 22, no Centro de Criatividade. O Conselho foi implantado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), através da Diretoria de Direitos Humanos.

Iran aproveitou a Sessão desta terça-feira, 23, para registrar a realização da atividade, desejando sucesso aos conselheiros.

O parlamentar ressaltou a importância do Conselho, que tem como missão exercer o controle social sobre as políticas de promoção da igualdade racial.

“Momento ímpar, pois é uma conquista muito importante e fico feliz de ter podido contribuir com a aprovação da Lei que criou esse conselho”, afirmou Iran Barbosa.

O parlamentar lembrou que o Projeto de Lei Nº 150/2014, que institui o CEPIR, foi aprovado no dia 20 de agosto de 2020, na Assembleia Legislativa.

“Apresentei cinco emendas ao projeto com o intuito de melhorá-lo, das quais duas foram aprovadas, outras duas foram rejeitadas e uma foi retirada”, citou.

De acordo com o petista, das emendas aprovadas, uma procurou dar uma amplitude conceitual mais abrangente, garantindo que a expressão ‘povos e comunidades tradicionais’ figure na propositura e a outra buscou estabelecer normas sobre o procedimento para a escolha dos integrantes do Conselho, sobretudo no que diz respeito às entidades da sociedade civil.

“Infelizmente, uma das emendas que foi rejeitada resgatava o caráter deliberativo para o Conselho, que é uma garantia de maior efetividade à função do Conselho e a outra emenda rejeitada previa a criação de um Fundo Estadual de Promoção de Igualdade Racial”, relembrou o parlamentar.

Foto: Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo