logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran: “não fazemos o dever de casa contra o analfabetismo”

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde dessa segunda-feira (5), para lamentar os números divulgados, recentemente, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sobre as taxas de analfabetismo no Brasil. Segundo o petista são mais de 11 milhões de analfabetos no País, atualmente, e lamentou que Sergipe, apesar de vim reduzindo os números, ainda está muito distante de um quadro aceitável.

Iran começou falando das lutas que continuam sendo travadas no País e que na próxima semana teremos uma greve nacional da Educação no dia 13. Ao tratar dos dados do IBGE, Iran lamentou que o Brasil não conseguiu superar nem os índices de países vizinhos que estão em uma condição inferior, do ponto de vista econômico. “Eles já conseguiram no final do século passado e nós ainda engatinhamos já terminando a segunda década. Não superamos determinados problemas”.

Mais adiante, Iran reforçou o montante de analfabetos no País. “São mais de 11 milhões de pessoas que não sabem ler ou escrever. É um número muito significativo. A escrita é uma conquista humana de mais de 6 mil anos. Isso representa 6,8% da população nacional e, no Nordeste, temos as piores taxas de analfabetismo. O Brasil não atinge as metas previstas no Plano Nacional de Educação e a situação de Sergipe é desalentadora. Se no Nordeste a taxa é de 14,8%, em Sergipe são 13,9% de analfabetos”.

“Esse número vem caindo, mas os índices ainda são muito elevados. É algo fora da realidade das metas traças no plano nacional e no plano estadual de Educação. Não fazemos o dever de casa contra o analfabetismo! Se não aumentar os investimentos, teremos mais do mesmo. Para fazer diferente, isso implica em investir mais. Sem contar que os negros são o dobro dos brancos analfabetos. Até aí percebemos a desigualdade”, lamentou o deputado do PT.

Foto: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo