logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran manifesta solidariedade e cobra políticas públicas para rizicultores do Baixo São Francisco

Por Assessoria Parlamentar

Na manhã desta terça-feira, 28, durante a Sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o deputado estadual Iran Barbosa (PT) manifestou solidariedade aos pequenos e médios rizicultores da região do Baixo São Francisco e cobrou a atenção do Estado para com as necessidades desse setor produtivo.

De acordo com o parlamentar, a intensidade das chuvas dos últimos dias fez com que a safra de arroz fosse atingida.

“Lamentavelmente, a safra de arroz dos pequenos e médios rizicultores da região do Baixo Francisco foi duramente atingida. Segundo relatos dos próprios agricultores, registram-se prejuízos de cerca de 60% a 100% na produção”, disse.

Porém, segundo Iran, para além das fortes chuvas, o que dificulta, na verdade, a sobrevivência dos pequenos agricultores é a falta de políticas públicas.

“Apesar das boas safras que vêm produzindo, os rizicultores enfrentam a falta de investimento público. Por exemplo, faltam máquinas colheitadeiras e locais adequados para o armazenamento do produto, entre outros problemas”, disse.

“As chuvas não são em si um problema, até porque os excessos são pontuais. Porém, a omissão e o descaso do Poder Público com a agricultura camponesa e familiar se constituem em problemas estruturais que se arrastam de longa data”, acrescentou Iran, ressaltando a necessidade de elaboração participativa de planos adequados para o processo produtivo do cultivo do arroz.

Por fim, Iran Barbosa aproveitou a oportunidade para estender sua manifestação de solidariedade ao povo baiano que, neste momento, enfrenta a tragédia da morte, dos prejuízos econômicos e da falta de compromisso do governo federal com os problemas que as fortes chuvas trouxeram para a região Sul da Bahia, principalmente.

Foto: Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo