Na manhã desta quinta-feira, dia 28, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) usou a tribuna do pequeno expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) informar que várias organizações populares, que compõe a Via Campesina e a Frente Brasil Popular estão realizando ações em vários polos do Rio São Francisco no nordeste reafirmando a defesa do rio que pode receber os rejeitos provenientes da barragem de Brumadinho que rompeu há um mês.
O parlamentar destacou que apresentará a Casa Legislativa um requerimento solicitando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Governo de Sergipe (Sedurb) quais medidas adotadas de monitoramento das águas do Rio São Francisco. Iran Barbosa apresentará também, uma proposta de articulação com os estados por onde passa o Rio São Francisco com a finalidade de elaborar eventuais medidas preventivas, pois todo material tóxicos do rompimento da barragem está chegando em diferentes rios daquele que a tragédia aconteceu. “Quero que Sergipe tenha medidas que monitore e previna por que isso pode trazer consequências sérias para Sergipe”.
O deputado lembrou que, no último dia 25 em várias cidades do país teve atos rememorando a tragédia mais também reivindicando seriedade no tratamento das questões que envolvem essa grave crime ambiental.
“Os efeitos danosos daquela tragédia não acabaram, continuam na eminência de ter desdobramento e, um desses, passa pela contaminação do Rio São Francisco. Essa essas águas abastecem boa parte da capital e do estado de Sergipe e grande riqueza nacional que é esse rio”, falou o parlamentar.
Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese
Foto: Jadilson Simões