Iran: “Governo acabou com o dispositivo legal do 13º salário do servidor”

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde dessa segunda-feira (25), para destacar um ofício protocolado pelo Sintese (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe) nos gabinetes dos 24 deputados estaduais com uma pauta de reinvindicações para serem mediadas junto ao governador Belivaldo Chagas (PSD). Dentre elas, a retomada do plano de carreira dos professores da rede estadual e o cumprimento da lei do piso salarial.

Iran Barbosa reforçou que não é só o magistério que está angustiado com a situação, mas o conjunto de servidores públicos. “Todos estão muito prejudicados, sem reposição salarial há sete anos, sem a pontualidade assegurada no pagamento (recebendo fora do mês trabalhado) e agora não recebemos mais o 13º salário! Este Governo, por iniciativa própria, acabou com o dispositivo legal do décimo terceiro do servidor! Pagar em 12 prestações não é um conceito!”.

O deputado reforçou que houve crescimento da receita corrente líquida do Estado nos últimos anos. “Não se corrige nem a inflação!”, critica, pontuando que o FPE, ICMS, IPVA e outras fontes de arrecadação estão avançando. “Será que todos esses anos não dava para dialogar com os servidores sobre a reposição? Claro que dá! Tudo é uma questão de prioridade política! Tivemos mais recursos para o transporte escolar e várias unidades de ensino ficaram sem aula pela interrupção do serviço”.

Audiência

Iran Barbosa externou e convidou a todos para uma audiência entre os representantes do Sintese e o governador, nesta quarta-feira (27). “Espero que não seja uma audiência para repetir mais do mesmo, ou seja, as lamentações das dificuldades. Em outros governos havia embates duros, mas se formava uma Comissão, havia estudos e análises de propostas. Havia esforço. Não ficava nessa coisa de ‘não posso’. Diálogo com estudos técnicos. Houve um desmonte da carreira do Magistério, um desrespeito à lei! É preciso apresentar alternativas para resolver isso”.

Por fim, Iran reforçou a necessidade da Alese mediar as discussões entre o Sintese e o governo do Estado. “O vencimento de um professor com o antigo pedagógico é igual a um professor em início de carreira. Eu tenho ensino superior, meu vencimento como servidor é igual a quem ingressou agora do concurso público com nível médio. Isso é um desrespeito e um desestímulo com a carreira! Nosso magistério está profundamente atingido por uma análise do secretário da Educação de que a formação de níveis mais elevados (Mestrado e Doutorado) para o Magistério não deveria ser considerada”.

Velho Chico

Iran Barbosa parabenizou a colega e deputada Maria Mendonça (PSDB) sobre a abordagem que fez a respeito do rio São Francisco. “O mandato que represento também adotou algumas medidas após esse acidente de Brumadinho (MG). Apresentamos um requerimento pedindo informações sobre informações do rio e nada foi dito até agora”, pontuou.

Em seguida, o deputado petista disse que sua assessoria em sintonia com a do deputado federal João Daniel (PT), estão entrando em contato com a Fundação SOS Mata Atlântica, com o objetivo de fazer um debate amplo sobre o assunto. “Sergipe fica na parte final do Rio São Francisco, mas nós sabíamos que aquele desastre teria consequências”.

Foto: Jadílson Simões