Por Assessoria
O deputado estadual Iran Barbosa (PT) deu destaque, na manhã desta quarta-feira (19), à divulgação, depois de uma longa espera de quase dois anos, do relatório final da Comissão Estadual da Verdade “Paulo de Araújo Barbosa”. Por demora na produção do projeto gráfico e a edição textual, Sergipe acabou sendo o último estado do país a fazer a divulgação oficial do documento, finalizado em agosto de 2019.
O relatório de 428 páginas foi organizado pela professora de Direito e doutora em Sociologia Andréa Dipieri Albuquerque Reginato e pelo historiador e especialista em organização de arquivos Gilson Sérgio Matos Reis, que também coordenaram toda a pesquisa, realizada entre 2015 e 2019, com o auxílio de vários servidores públicos, estagiários, pesquisadores e também por voluntários. O documento final foi produzido pela Segrase e foi publicado, por enquanto, em forma de eBook.
“Infelizmente, só agora houve a divulgação desse relatório, que reputo ser da maior importância para marcar a contribuição de Sergipe à memória e à verdade da história brasileira no que diz respeito no enfrentamento às ditaduras. Quero parabenizar a todos que estiverem à frente da elaboração desse documento e contribuíram, direta ou indiretamente, na sua formulação. Sergipe não ficou de fora desse trabalho, que foi desenvolvido em outros estados brasileiros”, enalteceu o parlamentar.
Iran aproveitou para informar que está apresentando um Requerimento para convidar a professora Andréa Dipieri e o historiador Gilson Matos Reis para apresentarem o relatório final da Comissão na Assembleia Legislativa de Sergipe.
“Esse relatório tem conteúdos muito importantes. Ele faz um resgate do Estado de Segurança Nacional e das estruturas de repressão política, em Sergipe, abrangendo uma cronologia que vai de 1946 a 1988”, disse.