Iran destaca o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e a campanha Dezembro Vermelho

Por Assessoria Parlamentar

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é comemorado nesta quarta-feira, 1º de dezembro. O deputado Iran Barbosa (PT) lembrou a data, durante a Sessão da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), pontuando que a data comemorativa é uma oportunidade para a sociedade se unir na luta contra a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, além de despertar a necessidade da prevenção e conscientização.

A data foi instituída em outubro de 1987 pela assembleia mundial da Saúde com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e em 1988, por força de uma portaria do Ministério da Saúde, incluída e adotada no Brasil.

O parlamentar aproveitou para lembrar que quando vereador na Câmara Municipal de Aracaju, conquistou a aprovação da Lei Municipal n° 3.322/05, que proíbe qualquer forma de discriminação contra as pessoas que vivem com HIV.

“Agora, exercendo mandato na Alese, sigo empenhado em promover avanços legislativos e propor políticas públicas que assegurem cuidado, respeito e apoio efetivo aos pacientes e seus familiares no árduo processo de enfrentamento à AIDS”, disse.

Dezembro vermelho

“Neste dia 1º, também tem início a campanha de conscientização para o tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis, o Dezembro Vermelho”, mencionou Iran.

O parlamentar reforçou que a campanha chama atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

“O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS e a cor vermelha foi escolhida por ser a cor do laço que é símbolo da luta contra a Aids”, acrescentou o parlamentar.

Foto: Jadilson Simões