Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Na sessão plenária desta terça-feira, o deputado Iran Barbosa (PT) utilizou a tribuna para tecer comentários sobre postagem feita pelo governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), na data de hoje, 28, em seu Twitter e demais Redes Sociais.
Na ocasião de sua exposição, Iran leu na tribuna as citações feitas pelo governador e em seguida teceu questionamentos. “O governador nas suas redes sociais falou algumas coisas que precisam ser analisadas por essa casa. Ele escreveu o seguinte texto:”Eu tenho apreço por todos os servidores, mas é importante fazer gestão com responsabilidade financeira. O magistério pede o pagamento do reajuste do piso, que é um direito, mas isso representa um aumento na ordem de 4, 17%, cerca de R$ 5 milhões à mais, por mês, na folha do Estado. Ao dizer isso, o governador tem reiterado a análise que sua equipe faz, de a possibilidade de garantir o reajuste no valor do magistério, que é um direito assegurado em lei”, frisou o deputado.
Segundo Iran, o governador tem atribuído o não pagamento à crise econômica que o país enfrenta. “Eu quero avisá-lo que a crise econômica que o país enfrenta não alcança só Sergipe, e sim, aos demais estados e municípios da Federação. Vários estados estão garantido o reajuste do magistério, inclusive, estados com a mesmo perfil sócio econômico de Sergipe. Além do reajuste, estados têm garantido salários atrasados, e porque que essa crise só inviabiliza Sergipe? Tem alguma coisa muito errada aí”, questionou o deputado.
Deputado Iran frisou ainda que o governador também registrou em sua rede social que na sexta-feira, dia 30, estará enviando para a Alese, o Projeto de Lei que concede subsídios dos policiais militares reformados. “Sou a favor do direito de pagamentos dos subsídios dos policiais. Mas só vem a incoerência, tem crise para o magistério e pras outras áreas não tem? No discurso de campanha eleitoral a prioridade desse governo era a Educação, na prática não é assim. Chega! Precisamos do reajuste, ele ganhou a eleição dizendo que iria resolver. São sete anos amargando sem o reajuste. O governo precisa buscar alternativas, como tem buscado outros governos, pois a crise econômica não atinge só Sergipe. Nós queremos solução. Não aceitamos desculpas e vai ter reação! Os servidores não podem continuar sendo vítimas de uma política de desrespeito aos seus direitos e condições de vida”, declarou o deputado.
Foto: Jadilson Simões