Iran defende priorização de vacina da COVID-19 para maiores de 60

Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou da sessão remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (9), para defender que a faixa etária de sergipanos acima de 60 anos sejam priorizados dentro do planejamento das autoridades constituídas para a vacinação contra a pandemia da COVID-19.

Iran apresentou um levantamento realizado pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) que elaborou um perfil dos brasileiros acima de 60 anos em todas as unidades da Federação. “Os dados são da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), baseados no terceiro trimestre do ano passado e do PNAD da COVID-19 do último mês de novembro”.

Sabemos que as pessoas acima de 60 anos são mais vulneráveis e devem sim ter prioridade no atendimento, no processo de vacinação. Infelizmente o ritmo de imunização no nosso País e no nosso Estado continua muito lento. Por esse levantamento, em Sergipe temos 317 mil pessoas nessa faixa etária, o que equivale a 13,6% da população geral, ou seja, é um contingente elevado que precisa ser priorizado”, explicou o deputado.

Iran Barbosa ainda acrescentou que desse montante de pessoas, 14% ainda têm a necessidade de trabalhar, ou seja, ainda estão expostos e têm contato com outras pessoas. “Outro dado extremamente preocupante desse levantamento do DIEESE é que 83% deles moram com outras pessoas, o que aumenta esse contato e 34% residem com estudantes”.

Acho que é preciso uma reflexão maior sobre os cuidados com esses idosos que devem ser priorizados nessa vacinação. 81% deles contribuem com 50% ou mais da renda de seus domicílios, ou seja, além das vidas não terem preço, estamos falando dos eixos de sustentação de diversas famílias e apenas 22% possuem plano de saúde. 78%, se preciso, terão que ser atendidos pelo SUS”, acrescentou o petista.

Foto: Joel Luiz