Iran celebra PL que garante acesso à internet para alunos e professores

Por Habacuque Villacorte

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou da Sessão Extraordinária Remota da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (2), para celebrar o projeto de lei nº 3.477/2020, que garante acesso à internet, com fins educacionais, a alunos e professores da educação básica pública. O petista destacou que o Congresso Nacional (Câmara e Senado Federal) derrubou o veto da presidência da República ao projeto que vai ajudar no processo de aprendizagem.

Felizmente o Congresso Nacional fez valer sua decisão e derrubou o veto presidencial a esse projeto que tem fins educacionais para alunos e professores da educação básica. A proposta determina repasse de R$ 3,5 bilhões da União para estados, Distrito Federal e municípios do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para levar internet e equipamentos”, explicou o deputado.

Iran aproveitou para fazer uma crítica aos processos de privatização das telecomunicações no País que, segundo ele, “só permitiu que mais pessoas pudessem comprar os serviços, mas a qualidade dos mesmos continua sendo um problema e não está resolvido”. O deputado ainda citou um estudo da Unicef mostrando que houve uma evolução de 1,1 milhão (2019) para 5,1 milhões (2020) do número de crianças sem acesso à educação.

Isso durante uma pandemia com o distanciamento social. É preciso garantir o acesso democrático à internet já que o acesso à educação tem se dado por meios remotos. Infelizmente ainda sofremos com um nível de exclusão digital gigante no nosso País”, lamentou Iran Barbosa.

Matadouro

Antes de concluir seu pronunciamento, o deputado fez um apelo, aproveitando a ida do governador Belivaldo Chagas (PSD) ao município de Lagarto, no sentido que ele interceda para resolver o problema do matadouro local. “Precisamos de um esforços concentrado de todos. Tenho recebido o apelo de diversos marchantes e pessoas que lidam com o consumo da carne e que vêm encontrando dificuldades em função deste matadouro não está sendo operado. Sem contar os acidentes registrados nos deslocamentos para Itabaiana, onde há um matadouro privado, ou seja, além das despesas com viagens, ainda tem esse outro gasto. Peço um esforços das autoridades, estaduais e municipais, para resolver este problema”.

Foto: Jadílson Simões