Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
O deputado estadual Iran Barbosa (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nessa quinta-feira (4), para comentar sobre a audiência que teve com o secretário de Estado da Educação e, na oportunidade, cobrou uma discussão ampla sobre a gestão democrática.
Ao fazer uso da palavra, Iran Barbosa disse que o secretário que surpreendeu ao anunciar que vai priorizar a Educação como política de Estado. “Para mim parece algo óbvio, mas pelo mundo em que vivemos a Educação não é assim, ela é instrumento de política sim, mas de apadrinhamento”.
Iran elogiou o artigo publicado pelo secretário sobre o assunto no Jornal da Cidade. Ele disse que desde 1994 que o Estatuto do Magistério define que falar em política de Estado não é colocar as políticas de interesses momentâneos do governo. “Vi com muita satisfação o governo fazer uma seleção entre os professores da rede para escolher os diretores regionais de Educação”.
Por fim, Iran Barbosa definiu que é preciso discutir a gestão democrática. “Peço que tragam para a Alese a lei que regulamenta a gestão democrática do ensino em Sergipe. Quero reiterar minha satisfação em parabenizar o secretário porque eu considero um avanço o critério de seleção. Agora uma política de Estado, propriamente dita, tem que ser debatida com o povo, tem que ser aprovada pelo parlamento e pelo Conselho Estadual de Educação, que é o órgão normativo para falar de política de Estado”.
Foto: Jadílson Simões