logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran Barbosa solicita recursos para preservação das sementes crioulas de Sergipe

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) registrou, na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira, 20/3, a sua participação na 5ª edição do Dia de Troca de Sementes Crioulas, onde esteve a convite do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). O evento aconteceu na tarde da segunda-feira, 19, na Unidade de Produção Camponesa do Projeto Califórnia, em Canindé do São Francisco. O parlamentar também cobrou do Governo do Estado que disponibilize recursos para a estruturação dos bancos locais de sementes crioulas.

“Foi um momento muito importante em que pudemos conhecer e identificar quem são os verdadeiros guardiões e guardiãs das sementes crioulas do nosso Estado e que têm a preocupação de preservar o que para nós é de grande importância: a qualidade das nossas sementes, que garantem a segurança alimentar do nosso povo”, destacou.

Para Iran Barbosa, não se pode deixar que as sementes transgênicas, disseminadas por grandes multinacionais do setor agrícola e que vêm contaminando as sementes nativas, tomem conta do mercado sergipano e submetam os pequenos agricultores à dependência de grupos internacionais que, inclusive, controlam os preços e os tipos de sementes a serem comercializadas.

“Dominam os mercados e vendem essas sementes transgênicas a preço de ouro, ao sabor do mercado. É preciso garantir que a tutela do pequeno produtor rural continue preservada, o que passa, necessariamente pela estruturação dos bancos de sementes como o que vimos em Canindé”, disse.

Emenda parlamentar

O petista aproveitou a presença do governador Belivaldo Chagas, que esteve na Assembleia Legislativa para tratar da situação fiscal do Estado, para cobrar do chefe do Executivo a efetiva disponibilização dos recursos assegurados no Orçamento do Estado de 2019 graças à emenda parlamentar da então deputada estadual Ana Lúcia (PT), com o objetivo de garantir a estruturação dos bancos de sementes do estado de Sergipe.

“Foi uma importante emenda, aprovada no ano passado, que foi fruto do diálogo com os pequenos agricultores. Peço ao governador que libere esse recurso para ajudar na preservação das nossas sementes crioulas”, colocou Iran Barbosa.

Por Assessoria Parlamentar

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo