Por Stephanie Macêdo
Na Sessão Extraordinária Remota desta quinta-feira (19), o deputado estadual Iran Barbosa (PT), se pronunciou em defesa da vereadora recém-eleita, Ana Lúcia Martins. A vereadora é a primeira vereadora negra eleita em Joinville, e desde então vem sofrendo ameaça de morte e ataques racistas em Joinville, Santa Catarina.
Segundo expôs Iran, a vereadora Ana Lúcia Martins, eleita neste último domingo (15) em Joinville, vem sofrendo uma série de ataques em redes sociais desde que saíram os resultados das Eleições 2020, e pelo fato de ela ser negra. A situação começou a se agravar ainda mais após ela receber duas ameaças de morte nas redes sociais.
Moção de Solidariedade
O deputado Iran acrescentou em seu pronunciamento que a futura parlamentar tem direito ao espaço legislativo, que fora conquistado democraticamente. Ele apontou ainda que a vaga da vereadora Ana Lúcia foi conquistada com muita luta, com isso, repudiou as ameaças sofridas nas redes sociais. Iran declarou que as ameaças à professora Ana Lúcia Martins faz parte da uma política de extermínio, defendida pelos fascista no Brasil.
“Os nazistas desse país ameaçaram de morte a vereadora Ana Lúcia por ela ser negra! Eu sou membro da Comissão de Direitos Humanos desta Casa e quero manifestar minha repulsa a esse tipo de atitude e minha irrestrita solidariedade a ela. A professora Ana Lúcia, foi eleita com muita dignidade e contou com o apoio dos movimentos sociais daquela cidade”, declarou o deputado, enfatizando que irá apresentar formalmente na Assembleia Legislativa de uma Moção de Solidariedade em favor da vereadora recém-eleita. “Sei que contarei com o apoio dos colegas parlamentares, pois sei que essa Casa não se silenciará diante desse tipo de atitude”, concluiu Iran.
Foto: Jadilson Simões – Agência de Notícias