O deputado estadual Iran Barbosa (PT), no uso da tribuna do pequeno expediente da Casa Legislativa de Sergipe na manhã desta quarta-feira (13), reivindicou a respeito do cumprimento da legislação nacional do piso da carreira do magistério.
O parlamentar chamou à atenção no que tange os recursos arrecadados pelo estado recebido através de ofício/circular pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). Iran lembrou ainda que recentemente na Alese existia uma disputa de informações a respeito dos dados oficiais que versam sobre a arrecadação.
De acordo com Iran, os dados são oficiais e tem havido crescimento, por essa razão é uma reivindicação plausível do magistério. Para ele, a liberdade de organização sindical assegurado na constituição vem sendo perseguida por várias iniciativas, a exemplo da edição da medida provisória federal nº873 , que tenta inviabilizar a organização dos sindicatos, explicou Iran acrescentando,”Uma sociedade que não preserva a livre organização sindical é uma sociedade de uma fragilidade democrática profunda”.
Para Iran, a presença do magistério hoje na Alese é para cobrar o compromisso assumido pelo governador Belivaldo Chagas, sobre a recomposição da carreira de magistério. “Nossa carreira vem sendo destruída ao longo do tempo, nossa carreira que foi atacada de forma vil, onde hoje a situação de carreira ao invés de significar dinâmica dentro de uma determinada profissão, termina significando formas de correr da profissão porque ela não valoriza o profissional”, salientou o deputado
A reivindicação para esta Casa, segundo Iran Barbosa, é que se possa junto ao Poder Executivo, requerer o cumprimento da legislação, uma vez que existe uma legislação nacional que trata do piso salarial do magistério, e em âmbito estadual a legislação é desrespeitada.
“Nós precisamos resgatar o respeito a lei. Pra Sergipe voltar a ser um estado dentro da lei de forma completa, tem que respeitar os princípios constitucionais e legais que estabelece o pagamento do piso da carreira do magistério, sem desconsiderar que o magistério se organize em uma carreira”.
Na oportunidade, o deputado Iran fez uma saudação especial à ex- deputada e professora estadual Ana Lúcia, que participou da sessão plenária, ressaltando que ela foi por quatro legislaturas a voz do povo nesta Casa.
Por Luciana Botto- Rede Alese
Foto: Jadilson Simões