Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
O deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou da sessão mista da Assembleia Legislativa, nessa quarta-feira (12) e registrou o 12 de agosto pelo aniversário de 20 anos da Marcha das Margaridas, iniciada em 2000 e reconhecida como a maior mobilização de mulheres da América Latina.
O petista fez uma homenagem para Margarida Alves, paraibana que fez história na luta camponesa, como dirigente sindical e que foi assassinada durante o regime militar. “Uma mulher que foi silenciada, que pagou com a vida o preço de ser uma mulher lutadora. Temos que registrar essa data para que não esqueçamos da brutalidade, um exemplo de coragem para o Brasil e para o Mundo”.
Iran enfatizou ainda que a Marcha também protesta contra a fome, a pobreza e a violência sexista. “Hoje em comemoração os 20 anos da Marcha vamos celebrar remotamente nas redes sociais da Contag, com a participação de várias expressões culturais e importantes falas políticas. Quero registrar duas frase de Margarida: ‘é melhor morrer na luta do que de fome’ e ‘da luta eu não fujo’! Margarida Alves, presente!”.