Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese

Em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado anualmente em 12 de junho, o deputado estadual Iran Barbosa (PT), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na manhã desta quarta-feira, 11, para convidar os colegas parlamentares e público presente nas galerias da casa legislativa para a audiência pública com o tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”, que acontecerá das 14h às 17h30, de hoje. A iniciativa é da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alese.

De acordo com o parlamentar, a campanha nacional busca sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar.

“Existem dados de 2016, que havia 2,4 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Isso depõe contra a construção de futuro no país. Como educador, tenho observado que  temos perdido nossos jovens das escolas para outros espaços, portanto, temos que procurar construir resistência”, ressaltou Iran.

Presenças

Participarão da Audiência Pública, como palestrantes, Maria Lilian Mendes Carvalho, Promotora do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Adolescência; Emerson Albuquerque Resende, Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe; Verônica Passos Rocha Oliveira, representante da OAB/SE na Coordenação Colegiada do FEPETI-SE; Raymundo Lima Ribeiro Júnior, Procurador do Trabalho; Thiago Freire Laporte, Auditor Fiscal do Trabalho; e Anderson Ferreira Aragão, jovem aprendiz do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE.

Foto: Jadilson Simões