Por Assessoria do Parlamentar
O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira Leite, debateu com os deputados estaduais, em videoconferência realizada na manhã desta quinta-feira, 30, sobre vários pontos relacionadas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e as ações do governo de Sergipe no enfrentamento ao problema. O deputado Iran Barbosa, do PT, que havia protocolado, na Assembleia Legislativa, desde o dia 18 de março, um Requerimento com essa finalidade, apresentou um amplo conjunto de questões ao secretário, fruto do intenso trabalho que ele e sua assessoria estão desenvolvendo neste período de isolamento social.
Durante a sua fala, Iran lembrou que, no último dia 24, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, por meio do Boletim N° 5/2020, orientou os estados-membros a manterem e até ampliarem as medidas de distanciamento social como forma de melhor combater o crescimento do contágio por coronavírus.
“Entretanto, esta semana, vimos o governo de Sergipe flexibilizar as regras de distanciamento, o que nos preocupa bastante. Quais foram os estudos técnicos que fundamentaram essa tomada de decisão por parte do governo, flexibilizando as medidas de isolamento social? O senhor fez referência às pressões que o governador vem sofrendo. Quero crer que não foi só pela pressão do setor empresarial que ele decretou o relaxamento das medidas de distanciamento. Quais as razões de ordem técnica para essa decisão”, questionou o parlamentar, acrescentando que naquele momento, em entrevista ao vivo num canal de TV local, o coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Miguel Nicodelis, declarava-se bastante preocupado com o estado de Sergipe, por entender que com essas medidas de relaxamento, por sua posição geográfica estratégica, Sergipe poderá se transformar na porta de entrada da contaminação para toda a região.