Por Wênia Bandeira

O deputado Iran Barbosa (PT) subiu à tribuna, nesta terça-feira, 09, para lamentar as dificuldades que as comunidades quilombolas localizadas no município Brejo Grande passam. Ele disse que esteve no local no último final de semana e pode presenciar os problemas.

“No último sábado, eu pude ir em cada comunidade conversar sobre os problemas enfrentados pela população quilombola do nosso estado. Estive nas comunidades Resina, Santa Cruz e Carapitanga, portanto estive dialogando, o que é fruto de uma preocupação que já venho demonstrando aqui pela política de abandono que o Governo Federal implementou contra as comunidades tradicionais de uma forma geral e, especificamente, contra as comunidades quilombolas”, afirmou.

O parlamentar falou que faltam oportunidades e que o maior problema que elas enfrentam é a falta de acesso à água potável, apesar de estar à beira do Rio São Francisco. Ele solicitou a construção de poços artesianos para auxiliar estas pessoas.

Além disso, o deputado afirmou que é preciso garantir assistência técnica para a população conseguir licenciamento ambiental necessário para viver da terra no lugar onde vivem. As declarações ocorreram durante o pequeno expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Foto: Jadilson Simões