O deputado estadual Iran Barbosa (PT), ocupou a tribuna no grande expediente da sessão plenária desta segunda- feira (18), para avaliar o discurso inaugural proferido pelo Governador, Belivaldo Chagas. Ao tempo se solidarizou com a luta das Mulheres de Peito no direito a saúde à todas as mulheres e a todos os cidadãos sergipanos.
Em sua análise, o deputado chamou atenção para duas questões pontuadas pelo governo: Reforma Tributária e Reforma Previdenciária. Segundo Iran, o quadro que foi desenhado, é um quadro desorientador. “Eu espero que esse quadro desenhado não crie processo de imobilização para o enfrentamento da superação das dificuldades que são reais”, ressaltou .
Ainda seguindo a análise, o deputado afirmou que o problema é concentrado em alguns setores, a exemplo da necessidade de haver um refazimento do Pacto Federativo. “Eu compreendo e concordo que é necessário”, pontuou Iran.
Iran explicou que ainda no Brasil, existe uma concentração do pacto federativo, do ponto de vista das finanças públicas, e que termina permitindo uma concentração maior de recursos para União. “Estados e Municípios operam mais a política do atendimento de ponta e ficam com os primeiros recursos. É preciso repactuar isso!
“Têm sido muito forte, sobretudo em Sergipe, o discurso da falência do sistema previdenciário, e esse discurso não corresponde com a realidade”, frisou Iran.
Segundo o parlamentar, quem analisa com propriedade o conteúdo da previdência dentro da perspectiva da seguridade social, que é o plano de fundo que a previdência exige, um dos três elementos de sustentação da seguridade social, sabe que não é assim, pontuou iram explicando que, “estudiosos da área da previdenciária tem fornecido análises que mostram que no âmbito federal existe manipulações dos dados relativos a previdência, e que nessas análises, realizada o parlamento nacional, através de CPI mostram que não há uma falência.
´É necessário tomar um certo cuidado com o carregar das tintas, precisamos mudar de etapa. Precisamos apresentar verdadeiras soluções”, salientou Iran BarBosa
Por Luciana Botto- Rede Alese
Foto: