logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran Barbosa destaca mobilização nacional por vacina e comida no prato

Por Stephanie Macêdo

Na Sessão Extraordinária Mista desta terça-feira(20), o deputado Iran Barbosa (PT) registrou que o dia de hoje marca uma grande mobilização pelo país, sendo o Dia Nacional de Luta e Conscientização que reivindica combate a fome e imunização contra a Covid-19.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais e movimentos populares ligados as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo realizam  a mobilização que tem como slogan:  “Queremos vacina no braço e comida no prato!”.

Segundo explicou Iran, a mobilização alerta a sociedade sobre a volta da fome e da miséria e também batalha para acelerar o processo de vacinação por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

“É um momento duro por conta da onda de mortes. Todos os dias  somos notificados por perda de amigos, pessoas próximas e de muitos outros brasileiros. Estamos vivendo um caos. A forma como a pandemia foi administrada levou a um estado de redução de caos ou do crescimento da letalidade. No Brasil houve uma negação inicial de instrumentos preventivos e preparativos para a possível piora da consequências da pandemia. Temos exemplo de alguns países que adotaram políticas públicas efetivas, e os efeitos e as agressões da covid foram diminuindo, tendo como umas das medidas  o processo da vacinação. Já no Brasil a situação foi negligenciada, gerando centenas de mortes”, comentou.

Contra  a fome

Iran comenta que as medidas emergenciais contra a fome são necessárias, mas não são suficientes para conter a fome. “Precisamos de   políticas públicas perenes”, salientou o deputado, enfatizando que em pesquisas realizadas por organismos como a Organização das Nações Unidas (ONU), e outras entidades que estudam a fome, demonstraram que as medidas pontuas, imediatas, e emergenciais são importantes para enfrentar o momento de fome, mas não são suficientes, devendo medida ser realizada de forma contínua por meio de política públicas.

Iran Barbosa alerta sobre a possibilidade de o país voltar a entrar para o mapa mundial da fome. “No decorrer de 15 anos o Bolsa Família reduziu a extrema pobreza do Brasil em 25%.  E desde o ano de 2014 saímos do Mapa da Fome, que é uma avaliação feita pela ONU sobre carência alimentar. Já agora,  em 2018, o Brasil teve um alerta sobre a condição de voltar ao mapa, por conta de insuficiência alimentar”, declarou.

 

Foto: Joel Luiz

 

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo