Por Kelly Monique Oliveira

O deputado estadual Iran Barbosa (PT), ocupou a tribuna a manhã desta quarta-feira, 1º de dezembro, da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para divulgar a obra ‘Em busca da liberdade : memória do movimento feminista pela Anistia em Sergipe (1975-1979)’ da pesquisadora e escritora, Maria Aline Matos Oliveira.

Segundo o parlamentar, a pesquisa se propôs resgatar a memória do Comitê Feminino pela Anistia fundado 1978 em Sergipe, buscando compreender a organização da campanha pela anistia no estado, através das reuniões, atos e eventos promovidos.

“Alguns ainda insistem em fazer apologia a ditadura e a formas absurdas de impor opressão ao povo, é bom visitar pesquisa que mostra a resistência, nesse caso, o livro ‘Em busca da liberdade: memória do movimento feminista pela Anistia’ em nosso estado conta a história de mulheres que resistiram bravamente a ditadura. Então, quero divulgar essa obra porque somos carentes de boas publicações, de estímulos a boas pesquisas e de política de divulgação de estudos científicos”, ressaltou o deputado.

Dezembro Vermelho

Na oportunidade, Iran Barbosa enfatizou a importância do Dezembro Vermelho, mês dedicado a campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é o 1º de dezembro.

Foto: Jadilson Simões