Iran Barbosa destaca início da 20ª Semana Nacional de Educação

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Na sessão plenária da manhã de hoje, 22, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) registrou que a partir de hoje se  inicia a  20ª Semana Nacional de Defesa e Promoção da  Educação Pública. De acordo com o parlamentar, semana irá debater os rumos da escola pública dentro de uma concepção de atendimento educacional com qualidade.

De acordo com o deputado há duas décadas a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) vem realizado semanas que são destacadas por temas centrais do cotidiano da educação. “Há muito o que se refletir, e a CNTE elencou temas centrais para serem debatidos essa semana e que terão rebatimento direto nas nossas vidas, sobretudo, daqueles que fazem a Educação”, externou.

Na oportunidade, Iran apresentou a programação do evento. “No dia de hoje está sendo discutido a verticalização da educação pública, uma reflexão que mostram os perigos de tratar  a educação como mercadoria invés de direito público subjetivo do povo. Amanhã o tema será  o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação  (Fundeb) e subvinculação dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundeb) para os profissionais da educação. Sobre esse tema, 60% desse recurso, do Fundeb,  era para pagar professores e agora o entendimento é que a União  deve aos estados e aos municípios e aos professores não deve”, comentou Iran o tem.

Salientou ainda o deputado que essa semana desenvolvida pela CNTE  desafia o pensar sobre a Educação. “Estamos fechando metade do ciclo do Plano Nacional de Educação, plano que tem vigência de 10 anos e já está na metade de seu caminho e que as metas não estão sendo respeitas. O planejamento feito não está sendo objeto de atenção de seus governantes, às casas parlamentares recebem orçamentos que não levam em consideração a obrigatoriedade  de ampliar  investimentos na área educacional, então, nós precisamos de um país que tenha um olhar mais atento para a educação”, frisou Iran Barbosa.

Foto: Arquivo/Jadilson Simões