logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Iran Barbosa destaca Dia Mundial da Enfermagem

Por Wênia Bandeira

O deputado Iran Barbosa (PT) usou sua fala, nesta quarta-feira, 12, para destacar o Dia Mundial da Enfermagem. Ele salientou que parte do trabalho dos médicos só é possível ser feito em razão do serviço prestado por estes profissionais.

“Serve para a gente destacar questões que não podem ser tratadas ou valorizadas apenas no dia destacado no calendário, tem que fazer parte da nossa ação, da nossa militância política. Para aqueles que reconhecem na enfermagem a importância que ela tem na garantia do acesso à saúde para a população, isso tem que estar presente”, afirmou.

A luta atual da categoria é pela aprovação do Projeto de Lei 2.564/2020, que tramita no Congresso Nacional e que trata da valorização profissional dos enfermeiros. Além disso, os trabalhadores buscam pela instituição da carga horária de 30 horas semanais.

“Eu tenho destacado que a valorização profissional de qualquer categoria implica necessariamente pelo menos na obediência a quatro critérios mínimos: respeito aos níveis de formação; condições de trabalho; respeito e estímulo à carreira e condição salarial. É inaceitável a condição salarial da enfermagem”, declarou.

Homenagem às vítimas da Covid

Iran Barbosa também falou sobre o Projeto de Lei 103/2020 protocolado por ele, que busca instituir o Dia Estadual em Memória das vítimas que faleceram em decorrência da Covid-19. Ele destacou a importância de ter uma data em respeito aos mortos.

“Nós precisamos registrar na memória o respeito a essas pessoas que morreram vítimas dessa pandemia. Elas não podem ficar na nossa história apenas como números de pessoas mortas, elas têm que ser respeitadas”, disse.

O deputado colocou o dia 02 de abril para esta data por ser o dia em que foram registradas as duas primeiras mortes em razão da doença em Sergipe. O objetivo é ter respeito aos protocolos de luto oficial e ações para lembrar como forma de preparação para não voltar a passar por esse tipo de situação.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo